quinta-feira, junho 10, 2021

True Lies


(EUA, 1994)
Direção: James Cameron
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Jamie Lee Curtis, Tom Arnold, Bill Paxton

Após realizar ficções cientificas com muita adrenalina e efeitos visuais até o início da década de 1990, James Cameron deu uma pequena guinada em sua filmografia nesse período mas continuou usando o seu estilo inconfundível...mas mudou de gênero: os filmes de espionagem. Tirando onda com o James Bond, aqui Cameron escancara de vez realizando uma comédia de ação com direito a momentos impagáveis e muita mentira além dos estereótipos do gênero: vilão do Oriente Médio com sede de destruição aos EUA junto com uma ambiciosa femme fatale. Mas aqui tem um outro elemento que torna o filme diferente: o núcleo familiar do protagonista.
True Lies conta a estória de Harry, um espião americano que não mede esforços quando está numa missão. No entanto, a dedicação ao trabalho o afasta de sua outra vida: de um marido exemplar e pai dedicado. No convívio familiar as coisas não estão tão às claras como o herói imagina. A filha adolescente adorável se torna rebelde, e a esposa Helen é uma mulher entediada com a sua rotina monótona.
De uma forma muito despretensiosa, Cameron brinca com a metalinguagem afinal aqui é um filme de ação e tanto a Helen como o público deseja "embarcar" numa missão arriscada para sair do marasmo do cotidiano. E se Arnold Schwazenegger e Jamie Lee Curtis formam uma dupla que a princípio não poderia dar certo; aqui apresentam uma boa química. Schwazenegger continua um canastrão sem expressão de sempre para a comédia, mas é Lee Curtis que acaba roubando a cena com uma presença de cena impagável. E o diretor mostra todo o seu talento como narrador de estória que propositalmente divide a narrativa em duas partes. Se na primeira hora de filme mostra Schwazenegger em ação; na outra metade é a vez de Lee Curtis dominar a cena com o seu jeito desengonçado.
No auge do cinema de ação com testosterona (Stallone, Van Damme, Seagal), quem diria que Cameron faria uma comédia sobre a fantasia que os mortais comuns imaginam sobre o mundo - cinematográfico para ficar bem registrado - da espionagem. Também é uma divertida homenagem aos filmes de pancadaria dos anos de 1980 com muita porrada, explosão, tiroteio...tudo exageradamente absurdo. E muito divertido.

Nenhum comentário: