segunda-feira, novembro 01, 2021

Minari - Em Busca da Felicidade

(EUA, 2020)
Direção: Lee Isaac Chung
Elenco: Steven Yeun, Ye-Ri Han, Alan S. Kim, Yuh-Jung Youn.

Minari é uma planta comestível muita usada na culinária coreana e utilizada nos mais variados pratos. De fácil cultivo, basta plantar em áreas úmidas que cresce rápido. E é esta versatilidade que alimenta a família de Jacob Yi em sua estadia nos EUA.
Em meados da década de 1980, uma família de coreanos larga a Ásia e parte para a zona rural do Arkansas nos EUA em busca do mítico sonho americano. Mas quando chegam no lugar nos deparamos com um casal em constante atrito: o marido Jacob sonha enriquecer através do agronegócio; a esposa Monica prefere a zona urbana em virtude do filho caçula sofrer sérios problemas cardíacos.
Minari é um filme autobiográfico do diretor estadunidense Lee Isaac Chung que relata a sua infância nos EUA. E com um olhar aguçado e sensível aborda o poder da família, a gama em passar por obstáculos e principalmente de preservar as raízes (por isso a força da natureza é tão representativa no filme). Aqui, a ótima direção e roteiro de Chung foca no drama familiar em que os membros tentam lidar com diferentes visões sobre a sua sobrevivência em um país tão distinto e surpreendentemente acolhedor. Assim, o filme ganha pontos ao expor a chegada de uma nova cultura mas sem cair no óbvio tema da xenofobia. Em Minari, o interior dos EUA é retratado como uma comunidade receptiva e acolhedora - aqui existe uma rara união entre os coreanos e americanos que lhe confere um sopro de bondade tanto por parte das pessoas como a própria natureza da região. Não é de estranhar que a produção tenha caprichado na sua parte técnica. A linda fotografia de Lachlan Milne que mostra a natureza da região como um Jardim do Édem. Já a etérea trilha sonora de Emile Mosseri amplifica um senso contemplativo na estória.
Mas o ponto alto é a rica galeria de personagens cativantes incluindo até o ajudante americano de religiosidade exacerbada numa demonstração da versatilidade do ator Will Paxton. E a dupla Steven Yeun e Ye-Ri Han expõe uma ótima química ao imprimir o contraste entre o marido sonhador e a esposa mais realista. Mas não tem como se encantar com a dupla emocionante formada entre o travesso neto David e a avó não muito convencional Soon-ja interpretada pela coreana Yuh-Jung Youn que mereceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante ao dar vida a uma senhora esperta e ao mesmo tempo amorosa.
Minari é belo filme sensível e emocionante sobre as adversidades da vida, o poder do núcleo familiar, a importância e a força das nossas origens culturais e também uma contemplativa narrativa sobre o poder da natureza sobre as pessoas.

Nenhum comentário: