terça-feira, janeiro 10, 2023

Aftersun

(Inglaterra/EUA, 2022)
Direção: Charlotte Wells
Elenco: Paul Mescal, Frankie Corio, Ruby Thompson, Celia Rowlson-Hall

Calum, um rapaz na casa dos 30 anos de idade, e Sophie sua filha de 11 anos, passam as férias em um resort na Turquia. Dessa convivência aparentemente comum somos testemunhas de duas vidas que parecem mais distantes que próximas. Enquanto Sophie é uma garota esperta dando sua primeiras experiências de vida; o pai é jovem melancólico e desapontado com uma vida banal e sem muitas expectativas.
Estréia da cineasta inglesa Charlotte Wells que aqui foge do comum, do convencional, e foca em um estilo pessoal que recorda Sofia Coppola mas com uma pegada mais sombria. Aqui a diretora alia o drama do cotidiano mas com um clima que remete a imprevisibilidade da relação entre pais e filhos. Aftersun se apoia nos longos planos e diálogos banais mas consegue imprimir uma sinceridade singular sobre a paternidade e a maturidade.
O filme tem muitos destaques a começar pela ótima trilha sonora de Oliver Coates que acentua o suspense e a tristeza nas longas tomadas da cineasta. A intrigante montagem de Blair McClendon que usa a criatividade ao elaborar um jogo de ponto de vista de Calem e Sophie a respeito de uma banal férias em um lugar distante do seu mundo.
Mas o ponto alto do filme é a química perfeita entre a garota Frankie Corio que ilumina a tela com a madura e curiosa Sophie, enquanto Paul Mescal encanta ao compor um jovem que sente o peso do tempo e das responsabilidades de pai.
Aftersun é um delicado e intricada colcha de retalhos sobre drama familiar, memórias, e pontos de vistas. Os questionamentos, descobertas e desilusões se misturam numa viagem aparentemente comum mas que aqui ganha interessantes símbolos. Wells é uma das revelações do ano ao impor um estilo, uma visão com bastante propriedade sobre memórias, recordações e amadurecimento.

Nenhum comentário: