quinta-feira, janeiro 05, 2023

Até os Ossos

(Bones and All, EUA/Itália, 2022)
Direção: Luca Guadagnino
Elenco: Taylor Russell, Timothée Chamalet, Mark Rylance, Michael Stuhlbarg.

Maren é uma jovem recém-saída da adolescência e que tem um gosto/instinto peculiar: o canibalismo. E por sobrevivência, ela e seu pai vivem mudando de cidade para esconder essa condição até que chegou um momento que essa proteção se desfaz com a fuga do pai. Desesperada, Maren cai na estrada em busca de resposta sobre si mesma, e encontrar o paradeiro da mãe que ela nunca conheceu. E nessa jornada ela conhecerá figuras na mesma condição que a sua, em especial o jovem desajustado Lee.
Ao sair do cinema após ver o filme Até os Ossos, confesso que tive que...digerir os temas e as camadas que o roteiro explora. Baseado no romance de Camille DeAngelis, o cineasta Luca Guadagnino mostra todo um talento em contar a história de uma jovem e suas descobertas e sua trilha para a maturidade. Aqui o filme anda de mãos dadas com Me Chame pelo seu Nome, mas de um contexto diferente em virtude da sua temática que aborda identidade, solidão e hereditariedade. Um misto de roadmovie, suspense e romance.
Os pontos altos do filme: a linda fotografia de Arseni Khachaturan expondo a rica natureza do interior dos Estados Unidos em contraponto a brutal natureza dos personagens. A boa trilha sonora de Trent Reznor e Atticus Ross, em que a dupla compõe um clima bem 1980/1990 dando um certo charme. A edição eficiente de Marco Costa que sabe amarrar bem a imprevisibilidade do enredo. E a direção corajosa de Luca Guadagnino que toca assuntos sensíveis como o canibalismo sem cair no clichê. Um trabalho originalíssimo em que ele usa um tema tabu para expiar tópicos da condição humana.
O elenco está em estado de graça a começar pela protagonista Taylor Russell que demonstra delicadeza ao impor o desamparo e a melancolia de Maren. Destaque para a assustadora atuação de Mark Rylance e Michael Stuhlbarg. Até os Ossos é o filme mais bizarro do ano (até agora). E uma grata e boa surpresa.

Nenhum comentário: