domingo, março 05, 2023

Pearl

(EUA, 2022)
Direção: Ti West
Elenco: Mia Goth, David Corenswet, Tandi Wright, Amelia Reid.

No auge da pandemia da gripe espanhola em 1918, a jovem Pearl vive sozinha na fazenda de sua família mas tem o sonho de ser artista de cinema. Mas a sua ambição vira pó com a autoritária e possessiva mãe, uma imigrante alemã que prefere o isolamento para se proteger da xenofobia e da pandemia. Solitária, Pearl amplia o seu mórbido hábito de matar animais, e a sua raiva passa a se descontrolar a ponto de por risco a todas as pessoas ao seu redor.
Fazendo parte de uma trilogia mesmo antes do lançamento do primeiro filme (demostrando o entusiasmo da A24), o cineasta Ti West ganha carta branca para brincar com o gênero de terror. E pelo que foi demonstrado em Pearl, o diretor mostra coragem em explorar caminhos diversos em cada obra. Se no primeiro filme, X: A Marca da Morte, é um típico slasher e que bebe na fonte de O Massacre da Serra Elétrica; em Pearl, o diretor dá uma nova guinada e aqui faz um bom estudo de personagem sobre o passado da idosa psicopata do primeiro filme. Mas o filme se sobressai pela atuação antológica da revelação Mia Goth que aqui demonstra uma força da natureza doida e imprevisível. Uma "muita aparente" jovem dócil e inocente mas que é uma sociopata desequilibrada que recebe o impulso graças ao tratamento rígido e cruel da mãe carrasca. O diretor surpreende com os lindos enquadramentos da fazenda (o mesmo cenário explorado do primeiro filme que era mais sujo e sinistro) que torna o local bucólico e lírico. Aqui, a fazenda tem ares de O Mágico de Oz em que a Pearl seria uma versão maluca e diabólica da Dorothy (até o cachorrinho Totó é substituido por um assustador crocodilo).
Pearl é umas das grandes surpresas do ano ao mesclar a atuação poderosa de Mia Goth com um grande estudo de personagem (algo raro no gênero de terror).

Nenhum comentário: