sexta-feira, abril 05, 2024

Ficção Americana

(American Fiction, EUA, 2023)
Direção: Cord Jefferson
Elenco: Jeffrey Wright, Sterling K. Brown, Erika Alexander, Issa Rae.

Monk é um professor de literatura de gênio difícil e um escritor de uma carreira que ainda não decolou. Diante de uma rotina nada interessante, os seus dias de sossego (se é que ele tem um!) terminam em virtude de uma cadeia de acontecimentos. Após o luto da morte repentina de sua irmã, ele se vê como o único responsável pela sua mãe que sofre de mal de Alzheimer já que o irmão caçula não demonstra interesse em dar suporte. E na carreira, ele escreve um livro cheio de estereótipos sobre o negro que inesperadamente se torna um sucesso literário.
Com uma longa carreira de sucesso na televisão, o cineasta e roteirista Cord Jefferson estreia com o pé direito no cinema com o ótimo e corrosivo Ficção Americana, adaptação do livro de Percival Everett. Pela falta de experiência, Jefferson reproduz alguns cacoetes da televisão mas isso não diminui a força do seu corajoso argumento. Aqui ele joga na tela todo o racismo velado na sociedade e em especial no mundo das artes. O intelectual Monk expõe que uma parcela do mundo ainda trata e retrata a minoria com pena e compaixão (violência, pobreza, a visão do gueto) - ao invés de incentivar e publicar uma população pulsante e que não pertence ao estereótipo comum (mesmo que o racismo seja uma realidade). E o diretor sabe dosar isso com a exposição do protagonista em uma família desestruturada (algo humanamente comum) e que ainda vive a sombra de um pai que já morreu mas que parece mais vivo do que nunca.
Além do roteiro afiado e sem medo de tocar o dedo na ferida (com muito humor), a trilha sonora de Laura Karpman é uma delícia. Mas o seu ponto forte é o ótimo elenco. Jeffrey Wright dá um show no papel de um homem decepcionado pela carreira e completamente distante da família disfuncional. Sterling K. Brown rouba a cena como o irmão que busca a sua identidade tardiamente e joga na tela o sentimento de dubiedade quer existe na família. 
Ficção Americana é uma comédia dramática corrosiva sobre uma outra vertente do preconceito. Em que o preconceito escancarado é substituído por uma intolerância velada em que a sociedade acha que basta dar vozes a minorias e não buscar uma forma de igualar todos. o filme de Cord Jerffeson é uma inusitada combinação do humor de Billy Wilder e a provocação do Spike Lee.

Nenhum comentário: