domingo, agosto 25, 2024

Festival de Gramado 2024


Nos dias 09 a 17 de agosto realizou-se o festival de cinema brasileiro mais badalado do país: o Festival de Gramado. E nesta edição a própria cidade de Gramado mostrou força e resiliência após a tragédia das inundações no Rio Grande do Sul há 3 meses atrás. Assim, o festival representa um espirito de forca a população local...e a classe cinematográfica. 

Com uma lista modesta na competição neste ano, o vencedor do prêmio máximo foi para a produção goiana Oeste Outra Vez de Erico Passo que conta a estória de dois homens que lidam com as suas diferenças no sertão de Goiás. Outros destaques do festival: Virgínia e Adelaide de Yasmin Thainá e Jorge Furtado, relata a inclusão da psiquiatria no Brasil de 1930; Barba Ensopada de Sangue de Aly Muritiba, que mostra um homem recebendo ameaças após se mudar para a casa que ganhou de herança; e o aguardado Estômago 2: O Poderoso Chef de Marcos Jorge, que retorna com o famoso chef Raimundo Nonato que tem o seu reinado na cadeia ameaçado com a chegada de um mafioso. Também chamou atenção Cidade: Campo de Juliana Rojas, premiado em Berlim; e Motel Destino de Karim Ainouz, único representante latino no Festival de Cannes 2024.


***


A lista dos vencedores do Festival de Gramado 2024:


Melhor Longa-Metragem Brasileiro: Oeste Outra Vez de Erico Rassi

Melhor Filme do Júri Popular – Prêmio Especial do Júri: Estômago 2: O Poderoso Chef de Marcos Jorge

Prêmio Especial do Júri: Ana Luiza Rios - O Clube das Mulheres de Negócios de Anna Muylaert Guindane

Direção: Eliane Caffé - Filhos do Mangue

Ator: João Miguel e Nicola Siri - Estômago 2: O Poderoso Chef

Atriz: Fernanda Vianna - Cidade; Campo

Ator Coadjuvante: Rodger Rogério - Oeste Outra Vez

Atriz Coadjuvante: Genilda Maria - Filhos do Mangue

Desenho de Som: Beto Ferraz - Pasárgada

Trilha Musical: Giovanni Venosta - Estômago 2: O Poderoso Chef

Direção de Arte: Fabíola Bonofiglio e Massimo Santomarco - Estômago 2: O Poderoso Chef

Montagem: Karen Akerman - Barba Ensopada de Sangue

Melhor Fotografia: André Carvalheira - Oeste Outra Vez

Melhor Roteiro: Bernardo Rennó, Lusa Silvestre e Marcos Jorge - Estômago 2: O Poderoso Chef

terça-feira, agosto 20, 2024

Destaques nos cinemas

MOTEL DESTINO
(Brasil, 2014) de Karim Ainouz
Suspense. Ao se hospedar em um motel, jovem se envolve em um triângulo amoroso entre o dono do estabelecimento e sua esposa.

LONGLEGS - VÍNCULO MORTAL
(EUA/Canada, 2024) de Oz Perkins
Suspense. Na busca da identidade de um serial killer, uma jovem agente do FBI descobre uma estranha ligação do assassino com o seu passado.

quinta-feira, agosto 15, 2024

Lançamentos nos streamings

ACOSSADO
(À Bout de Souffle, França, 1960) de Jean-Luc Godard 
Mubi
Drama. Após matar um policial, homem decide ir a Paris ocasionando em uma série de crimes.




FURIOSA: UMA SAGA MAD MAX
(Austrália/EUA, 2024) de George Miller
Max
Ação. A infância e juventude de Furiosa, uma mulher marcada pelo luta da sobrevivência em um mundo apocalíptico.


GODZILLA MINUS ONE
(Gojira Mainasu Wan, Japão, 2023) de Takashi Yamazaki
Netflix 
Ação. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Godzilla ressurge com muita sede de sangue.


HORIZON: UMA SAGA AMERICANA CAPÍTULO 1
(EUA, 2024) de Kevin Costner
Max
Faroeste. A trajetória de vários personagens que rumam ao velho oeste após a Guerra da Secessão


O PIOR VIZINHO DO MUNDO
(A Man Called Otto, EUA, 2022) de Marc Forster
Amazon Prime
Comédia. A amizade entre um aposentado mal humorado e seus vizinhos barulhentos




O PLANETA DOS MACACOS: O REINADO
(Kingdom of the Planet of the Apes, EUA, 2024) de Wes Ball
Disney+
Ficção científica. Enquanto um símio decide criar um novo império, um jovem macaco entra numa jornada que pode trazer consequências ao mundo.






O PRÍNCIPE DAS MARÉS
(The Prince of the Tides, EUA, 1991) de Barbra Streisand
Max
Drama. Homem decide fazer terapia após a tentativa de suicídio da irmã aflorar traumas do passado.


A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM
(The Graduate, EUA, 1967) de Mike Nichols
Mubi
Drama. Após a formatura, um jovem se sente perdido em relação ao futuro e ao mesmo tempo se envolve com amorosamente com uma mãe e sua filha.



O SACRIFÍCIO
 
(Offret, França/Suécia, 1986) de Andrei Tarkovsky
Mubi
Drama. Ao celebrar o aniversário do partriarca em um sítio, família lida com questões pessoais.














sábado, agosto 10, 2024

A Sala dos Professores

(Das Lehrerzimmer, Alemanha, 2023)
Direção: Ilker Çatak
Elenco: Leonie Benesch, Leo Stettnisch, Michael Klammer, Eva Löbau.

Em uma escola de interior da Alemanha tem a sua rotina alterada em virtude de delitos que acontecem no local. E na busca pela justiça, a professora Carla está empenhada pela verdade. E entre as suas ações ela propositalmente enche a sua carteira de dinheiro e sai da sala dos professores - com a câmara do notebook ligada na sala. Ao retornar a sala, a sua armadilha foi bem sucedida e a suspeita recai em uma funcionária da escola. Só que este ato acaba gerando mais atrito a todos na relação entre a escola, pais e alunos. 
Totalmente filmado na escola, o cenário serve como uma metáfora potente do dilema da Europa atual. Cada dia com uma população mais diversa, é evidente os atritos étnicos no velho continente. Não é para menos que no filme de Ilker Çatak o primeiro suspeito seja um aluno de origem do Oriente Médio. Mas quando a suspeita a recaída em uma conterrânea, o filme desenvolve várias camadas que torna tudo imprevisível e tenso. É inevitável não recordar a linguagem do mestre iraniano Asghar Farhadi, e o cineasta Ilker Çatak consegue de forma impecável transmitir toda a angústia da protagonista que a cada passo que dá só gera mais turbulência. E nesse ponto, o filme também expõe o corporativismo em que a Carla é a grande culpada pela situação mas que a escola também tenta proteger.
A Sala dos Professores aborda preconceito, a falta de sensibilidade dos educadores em lidar com questões delicadas, e o pesadelo de uma profissional que tenta melhorar seu ambiente de trabalho e só consegue piorar a situação. Tudo isso de uma forma orgânica em que o drama humano se mistura com a tensão do descontrole da situação. Uma bela surpresa e um justo reconhecimento do Oscar em indicá-lo para a categoria de melhor filme internacional.

segunda-feira, agosto 05, 2024

Pacarrete

(Brasil, 2019)
Direção: Allan Deberton
Elenco: Marcelia Cartaxo, Zezita Matos, Soia Lira, João Miguel.

Morando sozinha com a irmã debilitada,  a professora aposentada Pacarrete é uma figura que não passa despercebida na pequena cidade cearense de Russas. Apaixonada por balé  e entusiasta da cultura francesa, vê a sua grande chance de mostrar a sua arte no aniversário da cidade. A questão é que ninguém parece se importar com a sua ideia o que a deixa desencantada... e furiosa.
Baseado em uma personagem real cearense, o filme de Allan Deberton faz uma singela homenagem a uma mulher de gosto refinado e hábitos considerados excêntricos tornando-a uma personalidade bastante singular. E para incrementar essa quase biografia, o cineasta junta duas obras distintas que resulta em uma mesma nota: Uma Rua Chamada Pecado e Cisne Negro. Pacarrete é uma pobre coitada que vive de ilusão misturada a uma alta dose de convicção da sua importância a cidade, mas ela só representa uma figura distinta na região.
Assim, da obra de Elias Kazan, reforça logo de cara a peculiar e fora da realidade da personagem mas com uma leveza e bom senso. Já na segunda parte após uma tragédia família o clima pesa e a fuga da realidade recorda um pouco o filme do Aronofsky (além do balé estar mais presente).
Mas a obra tem outros atrativos que chamam atenção a começar pela bonita e solar fotografia de Beto Martins que expõe uma mulher iluminada como uma representação do seu gosto "chique" diferente dos seus pares. O ótimo design de produção de Rodrigo Frota que reproduz o interior  das casas nordestinas - e o estilo fora do padrão da protagonista.
Mas a obra é mesmo da grande Marcelia Cartaxo que agarrou a oportunidade de expor todo seu talento como uma mulher forte...mas com um certo desequilíbrio. A voz, a expressão corporal; a atriz vai fundo em uma versão de Blanche Dubois do Ceará e entrega uma das suas melhores atuações.
Mesmo que em alguns pontos o filme enfraqueça em conta da mudança de tom no meio da duração, Pacarrete ao mesmo tempo é uma singela e encantadora homenagem as almas artísticas que não encontram reconhecimento ou pessoas desprezadas pela realidade crua e dura demais.

quinta-feira, agosto 01, 2024

Entrevista com o Demônio

(Late Night with the Devil, EUA/Austrália, 2024)
Direção: Cameron Cairnes e Colin Cairnes
Elenco: David Dastmalchian, Laura Gordon, Ingrid Torelli, Fayssal Bazzi.

Na conturbada década de 1970, um apresentador de talk show, Jack Delroy, encontra o sucesso absoluto mas no decorrer dos anos o seu programa começa a decair de audiência. E ao mesmo tempo a sua esposa sucumbe vítima de um câncer. Desesperado para dar uma volta por cima, Jack arrisca tuda e realiza um episódio voltado ao Halloween entrevistando uma parapsicóloga e uma garota que invoca o demônio. A atração no entanto não sai como previsto. 
Com boas críticas, o filme da dupla Cameron Cairnes e Colin Cairnes (especialistas em terror) é da linha ame ou odeie caso o público aguarde um terror tradicional. Aqui, os cineastas vão na direção oposta e investem em um estudo de personalidade. Sustos quase não tem, mas a personalidade gananciosa e sem escrúpulos de Jack é o norte do filme. No entanto, o estilo narrativo do filme - mais que fuja do convencional - cansa em alguns momentos ao invocar com realismo um episódio de um talk show. Mas é inegável que a ótima ambientação chama atenção, e deixa tudo mais nostálgico. E o seu ponto alto vai para a ótima atuação de David Dastmalchian que sabe mesclar calma e obstinação em um homem que está apavorado com o seu declínio profissional. Entrevista com o Demônio é um terror em que o sobrenatural é substituído pelo horror do vale tudo pela audiência da televisão, e o desespero de um homem que está prestes a ser descartado no showbussiness....traduzindo: um loser. E este é o terror do homem comum nos EUA.