(La Passion de Dodin Bouffant, França, 2023)
Direção: Anh Hung Tran
Elenco: Juliette Binoche, Benoît Magimel, Emmanuel Salinger, Patrick d´Assumçao.
Direção: Anh Hung Tran
Elenco: Juliette Binoche, Benoît Magimel, Emmanuel Salinger, Patrick d´Assumçao.
Dodin é um famoso chefe de cozinha e sou cozinheira, Eugénie, formam uma dupla perfeita da gastronomia a ponto de serem muito queridos e respeitados por toda a comunidade. Mas fora da cozinha forma um casal de apaixonados em que ela reluta pelo pedido de casamento. Mas a saúde frágil de Eugénie se transforma em uma empurrão necessário para a oficialização da relação.
Um dos subgêneros mais intrigantes do cinema é o cinema gourmet. Diferente de outros, esta subdivisão se caracteriza pela visão benevolente do ser humano. Até o momento não conheço um filme neste segmento que faça uma crítica negativa ao homem. Pelo contrário, enaltece as qualidades do ser humano. Temos o pedido de agradecimento no clássico dinamarquês A Festa de Babette (1987); a sensualidade mexicana de Como Água para Chocolate (1992); e a crônica das relações familiares de Hong Kong em Comer, Beber e Amar (1993). E o novo expoente desse subgênero - o francês O Sabor da Vida - não foge dessa regra.
Sobre o filme de 2023 existe um dado curioso: é o primeiro trabalho de dois nomes que marcaram justamente este subgênero. O cineasta vietnamita Anh Hung Tran em que a sua obra mais famosa é o delicado O Cheiro do Papaia Verde (1993); e a dama do cinema francês, Juliette Binoche, que retorna ao gênero após o reconfortante Chocolate (2000). Com um roteiro delicado, Anh Hung Tran realiza uma obra gentil e bastante sensível com uma segurança revigorante. O Sabor da Vida é uma obra para se esbaldar com os olhos; em particular as várias cenas do preparo dos pratos que dá vontade de correr para o primeiro restaurante francês. Aliado a um lindo design de produção, o filme é um colírio graças a linda fotografia impressionista de Jonathan Ricquebourg que registra belas imagens do interior das casas aos lindos campos floridos. E a ausência de trilha sonora deixa tudo mais idílico e pastoril. E por fim o elenco está ótimo em que o carisma e presença Juliette Binoche neste filme é uma delícia. O Sabor da vida é uma linda história de amor em que a combustão desse sentimento vem da paixão à culinária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário