segunda-feira, abril 09, 2007

Apocalypto

O filme “Apocalypto” conta a estória do índio Jaguar Paw que vive harmoniosamente com a sua tribo, antes da chegada do europeu nesta terra virgem. Porém, a sua tribo é invadida por um outro povo, que leva todos os adultos da tribo de Jaguar Pow para serem usados num sacrifício pagão.

O novo trabalho de Mel Gibson é extremamente violento, e por vezes desagradável, mas vale ressaltar que a sua obra tem boas qualidades: o filme usa um dialeto primitivo do México, que o deixa mais autêntico, verossível; e um ótimo desenho de produção (o seu visual às vezes lembra Satyricon de Fellini). Mas o que me chamou a atenção foi à bela fotografia, e os movimentos de câmera nas cenas de perseguição na floresta. Gibson conseguiu mostrar que a câmera digital veio pra ficar.
Apocalypto é um filme que surpreende por toda a sua selvageria e brutalidade, mas que acaba perdendo força no seu último ato, quando o personagem principal se transforma num Rambo. Uma pena, já que o diretor poderia ter feito um paralelo do caos daquela época com o de hoje, mas no final, ele caiu num autêntico clichê.

Nenhum comentário: