segunda-feira, outubro 01, 2007

Ensina-me a Viver

O filme Ensina-me a Viver conta a estória de um jovem burguês chamado Harold, um rapaz rico que não sabe o que fazer da vida. A sua única razão de viver é a sua obsessão pela morte. Ele simula suicídios (uma forma de chamar atenção de sua fútil e rigorosa mãe, que a essa altura já se acostumou com os seus “teatros”), adora testemunhar enterros e missas fúnebres. Durante um enterro, uma velha senhora, chamada Maude, lhe chama a atenção. Na verdade, ela tem como passatempo ir aos enterros, então é comum os dois acabarem se encontrando. Com o tempo, os dois acabam se transformando em grandes amigos; mesmo que ele veja a vida de forma mórbida, ela é o seu oposto: vê beleza em tudo, e faz o que vier pela cabeça, mesmo que seja de forma infantil, irresponsável. Essas diferenças de personalidades acabam alimentando uma grande estória de amor entre os dois.

Realizado em 1971, Ensina-me a Viver foi dirigido pelo competente Hal Ashby (dos ótimos A Última Missão e Muito Além do Jardim), que comanda com competência essa comédia romântica, com pitadas de humor negro, sobre o sentido da vida e do amor. Embalado pelas boas canções de Cat Stevens, o diretor narra com habilidade e sensibilidade à relação de dois seres tão diferentes, mas no fundo iguais (a solidão). Mas o filme vale mesmo pela dupla composta por Bud Cort e a ótima Ruth Gordon; um par que cativa a todos, e o melhor, nos faz pensar sobre o nosso papel, significado num mundo tão cheio de regras, condutas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o filme. Consegui no exterior mas não vem com legendas em portugues, Na net achei um carinha que vende uma versão convertida de TV ou VHS por 46,00 com legendas em portugues. o site é esse www.emersonpereira.com.br/dvds.htm
Nunca comprei nada com ele, mas parece ser sério.