quinta-feira, outubro 04, 2007

Possuídos

O filme “Possuídos” conta a estória de uma mulher solitária chamada Agnes que vive num motel barato de beira de estrada – no meio do nada. O problema é que o seu ex-marido acabou de sair da cadeia, o que a deixa aflita, pois ele é possessivo e violento. Para confortá-la dessa situação, a sua melhor amiga manda um conhecido seu, Peter, para ficar com ela por uma noite, uma forma de protege-la se o seu ex-marido aparecer. Porém, Peter tem hábitos excêntricos, especialmente em relação a insetos.

Obra perturbadora do diretor William Friedkin (Operação França; O Exorcista), que finalmente acerta a mão num projeto interessante, depois de duas décadas fazendo trabalhos irregulares. Nesse misto de suspense/terror com drama psicológico, o diretor mostra a vida de uma mulher amarga e vazia, que aceita a condição de viver num mundo solitário, sem vida, sem graça. E que por fatores externos (Peter, a volta do seu ex-marido) e internos (a culpa pelo desaparecimento do seu filho), ela mergulha num mundo sem volta, em que a realidade, ficção, loucura se cruzam.
O grande achado do filme é a atuação surpreendente de Ashley Judd, que caiu de cabeça na persona; o que acaba lembrando, em certos momentos, os personagens femininos do cineasta sueco Lars Von Trier.

Nenhum comentário: