domingo, outubro 14, 2007

Destaques nos cinemas

TROPA DE ELITE
(Brasil, 2007) de José Padilha
Drama. Em 1997, um veterano do BOPE procura um substituto, no momento em que o papa visita o Rio de Janeiro.






STARDUST - O MISTÉRIO DA ESTRELA
(Stardust, EUA/Inglaterra, 2007) de Matthew Vaughn
Aventura. Um rapaz promete a sua amada que vai buscar uma estrela para ela em um lugar remoto, mas essa missão é mais difícil que ele imaginava.





GARÇONETE
(Waitress, EUA, 2007) de Adrienne Shelly
Drama. Garçonete e confeteira busca uma nova "inspiração" para os seus dotes culinários.






O PASSADO
(El Passado, Brasil/Argentina, 2007) de Hector Babenco
Drama. Jovem tradutor mulherengo, não consegue se separar de sua primeira esposa, que lhe aparece como fantasma durante a sua vida.

sábado, outubro 13, 2007

Lançamentos em DVD

C.R.A.Z.Y. - LOUCOS DE AMOR
(C.R.A.Z.Y., Canadá, 2005) de Jean-Marc Valée
Drama. Na década de 70, um jovem não consegue se entrosar com a sua família e, ao mesmo tempo, tem dificuldade de procurar a sua própria identidade.





COMÉDIA DO PODER
(L´ivresse Du Pouvoir, França/Alemanha, 2007) de Claude Chabrol
Drama. Juíza e um empresário rico brigam num caso que envolve corrupção e luta pelo poder.





MR. VINGANÇA
(Boksuneun Naui Geot, Coréia do Sul, 2002) de Chan-Wook Park
Drama. Homem desesperado sequestra uma pessoa, para que o dinheiro do resgate seja usado num transplante de rim.






UM CRIME DE MESTRE
(Fracture, EUA/Alemanha, 2007) de Gregory Hobut
Suspense. Homem rico é acusado de matar a sua esposa infiel, mas o caso é cheio de reviravoltas.






MARCAS DA GUERRA
(Sorstalasang, Hungria/Alemanha/Inglaterra, 2005) de Lajos Koltal
Drama. Durante a Segunda Guerra Mundial, garoto é levado a um campo de concentração nazista.





QUEBRA DE CONFIANÇA
(Breach, EUA, 2006) de Billy Ray
Suspense. Um novato do FBI tem a missão de vigiar um colega veterano, suspeito de vazar informações sigilosas.

domingo, outubro 07, 2007

Tela Super8: O Casamento de Muriel

Cena do filme O Casamento de Muriel (Muriel´s Wedding, Australia, 1995) de P. J. Hogan, em que as ótimas atrizes Toni Colletti e Rachel Griffiths tiram sarro dos antigos clips da banda escandinava ABBA, ao som da música Waterloo. Na minha opinião, umas das melhores comédias dos anos 90. Imperdível.




quinta-feira, outubro 04, 2007

Possuídos

O filme “Possuídos” conta a estória de uma mulher solitária chamada Agnes que vive num motel barato de beira de estrada – no meio do nada. O problema é que o seu ex-marido acabou de sair da cadeia, o que a deixa aflita, pois ele é possessivo e violento. Para confortá-la dessa situação, a sua melhor amiga manda um conhecido seu, Peter, para ficar com ela por uma noite, uma forma de protege-la se o seu ex-marido aparecer. Porém, Peter tem hábitos excêntricos, especialmente em relação a insetos.

Obra perturbadora do diretor William Friedkin (Operação França; O Exorcista), que finalmente acerta a mão num projeto interessante, depois de duas décadas fazendo trabalhos irregulares. Nesse misto de suspense/terror com drama psicológico, o diretor mostra a vida de uma mulher amarga e vazia, que aceita a condição de viver num mundo solitário, sem vida, sem graça. E que por fatores externos (Peter, a volta do seu ex-marido) e internos (a culpa pelo desaparecimento do seu filho), ela mergulha num mundo sem volta, em que a realidade, ficção, loucura se cruzam.
O grande achado do filme é a atuação surpreendente de Ashley Judd, que caiu de cabeça na persona; o que acaba lembrando, em certos momentos, os personagens femininos do cineasta sueco Lars Von Trier.

quarta-feira, outubro 03, 2007

A Lula e a Baleia

O filme “A Lula e a Baleia” conta a estória de uma família que vive em Nova Iorque, em 1986, que esta prestes a se separar. O patriarca controlador, Bernard, um escritor fracassado que não consegue ter o mesmo êxito profissional de antes, se divorcia “amigavelmente” de Joan, sua esposa infiel que decidiu virar escritora, fato este ela consegue se sair muito bem. O grande problema é que por essa situação, eles tentam administrar a atenção e dedicação da vida dos seus dois filhos: Walt e o caçula Frank. Walt, mas próximo do pai, tenta chamar a atenção de todos querendo se transformar num intelectual a altura de Bernard – além de estar iniciando as suas primeiras experiências sexuais. Já o garoto Frank, extravasa os seus sentimentos bebendo álcool, além de ficar espalhando o seu próprio esperma nas paredes e livros de sua escola.

Excelente estréia da direção de Noah Baumbach, que faz um contundente trabalho autobiográfico sobre o peso do divórcio e as suas conseqüências dentro do universo familiar. O filme lembra muito as obras da cineasta Sofia Coppola; porém sobre a prisma masculina a respeito de questões como a procura de identidade, a dor e as angústias na hora de encarar a maturidade, a vida adulta.
Com um ótimo desenho de produção, o filme explora bem jovens e adultos jogados num mundo que parece ser sem volta. Em que um parece ser o reflexo do outro. Enfim, o filme resvala realismo e humanismo num ambiente caótico – que o diretor teve a competência de usar a bela canção “Hey You” da banda inglesa Pink Floyd na sua obra, além de um elenco afiado, com destaque para Laura Linney que faz a Joan, uma mulher real, simples, sem exageros.

segunda-feira, outubro 01, 2007

Ensina-me a Viver

O filme Ensina-me a Viver conta a estória de um jovem burguês chamado Harold, um rapaz rico que não sabe o que fazer da vida. A sua única razão de viver é a sua obsessão pela morte. Ele simula suicídios (uma forma de chamar atenção de sua fútil e rigorosa mãe, que a essa altura já se acostumou com os seus “teatros”), adora testemunhar enterros e missas fúnebres. Durante um enterro, uma velha senhora, chamada Maude, lhe chama a atenção. Na verdade, ela tem como passatempo ir aos enterros, então é comum os dois acabarem se encontrando. Com o tempo, os dois acabam se transformando em grandes amigos; mesmo que ele veja a vida de forma mórbida, ela é o seu oposto: vê beleza em tudo, e faz o que vier pela cabeça, mesmo que seja de forma infantil, irresponsável. Essas diferenças de personalidades acabam alimentando uma grande estória de amor entre os dois.

Realizado em 1971, Ensina-me a Viver foi dirigido pelo competente Hal Ashby (dos ótimos A Última Missão e Muito Além do Jardim), que comanda com competência essa comédia romântica, com pitadas de humor negro, sobre o sentido da vida e do amor. Embalado pelas boas canções de Cat Stevens, o diretor narra com habilidade e sensibilidade à relação de dois seres tão diferentes, mas no fundo iguais (a solidão). Mas o filme vale mesmo pela dupla composta por Bud Cort e a ótima Ruth Gordon; um par que cativa a todos, e o melhor, nos faz pensar sobre o nosso papel, significado num mundo tão cheio de regras, condutas.