sexta-feira, junho 05, 2009

Quem Quer Ser Milionário?

O filme “Quem Quer Ser Milionário? conta a estória de Jamil K. Malik, um jovem atendente de um call center, que esta a um passo de ser milionário ao participar do programa de televisão Quem Quer Ser Milionário?. Por causa do seu surpreendente desempenho no programa, ele é interrogado e torturado pela policia sob a acusação de fraude. Mas durante o interrogatório, Jamil tenta mostrar a sua inocência contando a estória de sua miserável vida nas favelas de Mumbai; e quê, por destino, as repostas das perguntas do programa estavam entrelaçadas durante toda a sua existência.


Um dos sucessos mais inesperados dos últimos anos, o filme do sempre irrequieto Danny Boyle chama atenção pela salada de estilos que a obra apresenta. Afinal, a estória de Jamil é extremamente dolorosa e difícil, mas que é mostrada de uma maneira viva e pop (sem dúvida nenhuma o brasileiro Cidade de Deus fez escola, até a galinha está lá). E por se passar na Índia, a produção homenageia Bollywood (para mim, um ponto negativo do filme, pois deixa um ar de novelão, com direito a mocinho e bandido). Mas o que faz o seu diferencial é a sua linda fotografia, o ótimo trabalho de som, a intricada montagem (recheada de eficientes flashbacks), a empolgante trilha sonora e a excelente trabalho do elenco infantil.
A saga de um favelado, que comeu o pão que o diabo amassou, mas que por lance de destino, toda a sua experiência de vida serviu para mostrar que os seus passos têm alguma finalidade é interessante nesse momento de crise econômica, já que o público sai animado, leve depois de duas horas de desgraça. Quem Quer Ser Milionário não é o melhor filme do ano, mas o seu ritmo e as suas cores marcam a memória.

Nenhum comentário: