quarta-feira, junho 10, 2009

Star Trek

O filme “Star Trek” conta a estória da primeira missão espacial do Capitão Kirk e do Dr. Spock pela Federação a bordo da lendária espaçonave U. S. S. Enterprise. E logo de cara, eles terão que enfrentar Nero, que arquiteta um plano para acabar com a paz na galáxia depois que o seu planeta de origem foi destruído misteriosamente. Conflitos também ocorrem na Enterprise em conta das diferenças pessoais de Kirk e Spock. Enquanto Kirk é uma pessoa temperamental e emotiva; Spock chama a atenção pela frieza, racionalidade, características típicas da raça volcana (mesmo que Spock seja fruto de uma união entre uma humana e um volcano, fato que desperta preconceito entre os volcanos).

Antes de mais nada, devo ressaltar que não sou fã da famosa série de televisão; e nunca assisti aos filmes que fazem parte dessa franquia. Dessa maneira, não criei nenhuma expectativa ao ver essa obra, que dá início a uma nova série de filmes, abordando o começo das aventuras espaciais do Capitão Kirk e cia. No fundo, é uma forma de ganhar dinheiro em um produto que tem venda garantida.
E o primeiro a comandar esse “prequel” é J. J. Abrams, que fez fama justamente na televisão (Alias, Lost) com o seu jeito peculiar de contar estórias. E esse estilo se encontra presente em Star Trek (rápidos movimentos de câmera, uso constante de flashbacks, elementos surpresas na narrativa), se transformando numa boa sessão da tarde. Mas nada além disso. É um filme leve, correto, bem produzido, e elenco certinho. Se você assistiu ao Star Wars Episódio 1 - A Ameaça Fantasma (1999) de George Lucas vai entender do que eu estou falando.

Nenhum comentário: