domingo, julho 05, 2009

Estômago

O filme "Estômago" conta a estória de Raimundo Nonato, um retirante nordestino que tenta uma vida melhor em São Paulo, mas que acaba parando numa penitenciária. Enquanto leva uma vida de cão na cela, Raimundo nos mostra os acontecimentos que o levaram a essa situação. Ao chegar em São Paulo, Raimundo consegue um trabalho de cozinheiro em um boteco em troca de comida e moradia. Surpreendentemente, Raimundo demonstra talento para cozinhar, aumentando a clientela do estabelecimento, incluindo Iria, uma prostituta no qual Raimundo acaba se envolvendo. E voltando ao momento presente, na penitenciária, Raimundo começa a ser respeitado pelos companheiros de cela ao colocar em prática os seus dotes culinarios.



Ótima estréia de Marcos Jorge que faz uma comédia deliciosa e diabólica sobre poder e a culinária. E o diretor acerta nos ingredientes graças ao vai-e-vem da estória, do bom humor... e porque não de ter criado uma espécie de Forest Gump tupiniqui? Além da ótima interpretação de João Miguel como o ingênuo e abestado Raimundo, que tem a sorte de ter uma mão boa para cozinhar e o azar de ser "desnutrido" mentalmente.
Se em obras como A Festa de Babete e Como Água Para Chocolate ressaltam o prazer de comer nas relações humanas; Estômago avalia a culinária como forma de sobreviver e crescer dentro do universo existente nas organizações (restaurante e a penintenciária) e relações sociais (a relação entre Raimundo e Iria), defendendo a tese que se você tem um dom importante (o de realizar uma boa refeição, afinal é uma necessidade fisiológica), essa pessoa tem reais chances de sobreviver numa sociedade cada vez mais competitiva.

Um comentário:

Vitor Stefano disse...

Dos melhores filmes nacionais que vi nos ultimos tempos!

ótimos Marcos Jorge e João Miguel!!!