sábado, junho 20, 2009

Destaques nos cinemas

Duplicidade
(Duplicity, EUA/Alemanha, 2009) de Tony Gilroy
Suspense. Casal de espiões bolam um plano de ganhar dinheiro no mundo corporativo da indústria farmacêutica.





Há Tanto Tempo Que Te Amo
(Il Y A Longtemps Que Je T'aime, França/Alemanha, 2008) de Philippe Claudel
Drama. Depois de passar 15 anos na cadeia, mulher ganha a liberdade mas a adaptação não será fácil, mesmo que ela tenha o auxílio de sua irmã.





De Repente, Califórnia
(Shelter, EUA, 2007) de Jonah Markowitz
Drama. Jovem sem pespectiva acaba se apaixonando pelo irmão de um amigo seu que é um surfista.

quinta-feira, junho 18, 2009

Lançamentos em DVD

Se...
(If..., Inglaterra, 1968) de Lindsay Anderson
Drama. Num colégio para meninos, um aluno rebelde cria o caos e a anarquia nesta instituição.








O Lutador
(The Wrestler, EUA, 2008) de Darren Aronofsky
Drama. Por questão de saúde, lutador decadente se afasta dos ringues e tenta dar uma nova guinada em sua vida.







Quem Quer Ser Milionário?
(Slumdog Millionaire, Inglaterra, 2008) de Dany Boyle
Drama. Ao ganhar um prêmio milionário, rapaz pobre tenta se defender da alegação de fraude expondo que esse era o seu destino.







Acaso
(Przypadek, Polônia, 1987) de Krzysztof Kieslowski
Drama. Repetidas vezes, um aluno de medicina corre para pegar um trem, sempre ocasionando consequências singulares.

sábado, junho 13, 2009

Tela Super8: Cria Cuervos

"Cria corvos, e eles arrancarão os olhos."

A célebre frase acima é um ditado muito comum na Espanha, que o cineasta Carlos Saura usa como metáfora sobre a infância dolorosa e traumática de Ana, a personagem principal de Cria Cuervos (Espanha, 1976). Na verdade, Ana simboliza a Espanha que acabara de sair de uma longa ditadura (1939-1976) e tenta engatinhar os primeiros passos de uma democracia. Mas em Cria Cuervos, essa transição não é tão fácil, pois para melhorar o país é necessário expulgar os traumas do passado. Mas o filme também é famoso pelo uso da música "Por qué Te Vas" cantada por Jeanette.

obs: a banda brasileira, Pato Fú, regravou essa música no álbum MTV Ao Vivo Pato Fú (2000).

quarta-feira, junho 10, 2009

Star Trek

O filme “Star Trek” conta a estória da primeira missão espacial do Capitão Kirk e do Dr. Spock pela Federação a bordo da lendária espaçonave U. S. S. Enterprise. E logo de cara, eles terão que enfrentar Nero, que arquiteta um plano para acabar com a paz na galáxia depois que o seu planeta de origem foi destruído misteriosamente. Conflitos também ocorrem na Enterprise em conta das diferenças pessoais de Kirk e Spock. Enquanto Kirk é uma pessoa temperamental e emotiva; Spock chama a atenção pela frieza, racionalidade, características típicas da raça volcana (mesmo que Spock seja fruto de uma união entre uma humana e um volcano, fato que desperta preconceito entre os volcanos).

Antes de mais nada, devo ressaltar que não sou fã da famosa série de televisão; e nunca assisti aos filmes que fazem parte dessa franquia. Dessa maneira, não criei nenhuma expectativa ao ver essa obra, que dá início a uma nova série de filmes, abordando o começo das aventuras espaciais do Capitão Kirk e cia. No fundo, é uma forma de ganhar dinheiro em um produto que tem venda garantida.
E o primeiro a comandar esse “prequel” é J. J. Abrams, que fez fama justamente na televisão (Alias, Lost) com o seu jeito peculiar de contar estórias. E esse estilo se encontra presente em Star Trek (rápidos movimentos de câmera, uso constante de flashbacks, elementos surpresas na narrativa), se transformando numa boa sessão da tarde. Mas nada além disso. É um filme leve, correto, bem produzido, e elenco certinho. Se você assistiu ao Star Wars Episódio 1 - A Ameaça Fantasma (1999) de George Lucas vai entender do que eu estou falando.

domingo, junho 07, 2009

Coração Selvagem

O filme “Coração Selvagem” conta a estória de um jovem casal completamente apaixonado, Sailor e Lula, que encontra grandes obstáculos para se manter juntos graças ao ódio que a insana Marietta, mãe de Lula, tem por Sailor. Na verdade, Marietta tem medo do namorado de sua filha por causa do seu misterioso envolvimento na morte do pai de Lula. Mas quando o casal de pombinhos decide fugir, Marietta entra em desespero e contrata um pistoleiro para matar Sailor; porém, as coisas não saem como planejado.




“O mundo é selvagem por dentro e tão estranho por fora.” Esta frase dita por Lula resume bem o espírito do filme mais anárquico de David Lynch; um love story cheio de perversão e de um humor negríssimo. Inspirado no clássico O Mágico de Oz, mas sem o cachorrinho Totó como o diretor definiu, Coração Selvagem exibe todas as taras de Lynch: o cowboy misterioso; o visual retrô; o palco em que apresenta figuras esquisitas; a montagem intricada; o ótimo uso da sonoplastia; e a bela trilha sonora de Angelo Badalamenti que mistura heavy metal, big bands e Elvis Presley (afinal, Sailor é fã do rei do rock).
Com diálogos superficiais (que lembram os grandes melodramas dos anos 50), Coração Selvagem ficou datado por não chocar tanto como aconteceu no seu lançamento. Mas o filme tem o seu charme graças a química engraçada entre Nicolas Cage e Laura Dern. Mas quem rouba a cena é Diane Ladd que está incrível e kitsch como a vulgar e psicótica Marietta.

sexta-feira, junho 05, 2009

Quem Quer Ser Milionário?

O filme “Quem Quer Ser Milionário? conta a estória de Jamil K. Malik, um jovem atendente de um call center, que esta a um passo de ser milionário ao participar do programa de televisão Quem Quer Ser Milionário?. Por causa do seu surpreendente desempenho no programa, ele é interrogado e torturado pela policia sob a acusação de fraude. Mas durante o interrogatório, Jamil tenta mostrar a sua inocência contando a estória de sua miserável vida nas favelas de Mumbai; e quê, por destino, as repostas das perguntas do programa estavam entrelaçadas durante toda a sua existência.


Um dos sucessos mais inesperados dos últimos anos, o filme do sempre irrequieto Danny Boyle chama atenção pela salada de estilos que a obra apresenta. Afinal, a estória de Jamil é extremamente dolorosa e difícil, mas que é mostrada de uma maneira viva e pop (sem dúvida nenhuma o brasileiro Cidade de Deus fez escola, até a galinha está lá). E por se passar na Índia, a produção homenageia Bollywood (para mim, um ponto negativo do filme, pois deixa um ar de novelão, com direito a mocinho e bandido). Mas o que faz o seu diferencial é a sua linda fotografia, o ótimo trabalho de som, a intricada montagem (recheada de eficientes flashbacks), a empolgante trilha sonora e a excelente trabalho do elenco infantil.
A saga de um favelado, que comeu o pão que o diabo amassou, mas que por lance de destino, toda a sua experiência de vida serviu para mostrar que os seus passos têm alguma finalidade é interessante nesse momento de crise econômica, já que o público sai animado, leve depois de duas horas de desgraça. Quem Quer Ser Milionário não é o melhor filme do ano, mas o seu ritmo e as suas cores marcam a memória.