domingo, maio 02, 2010

Contatos do 4º Grau


Abbey Tyler é uma psicóloga da distante cidade de Nome, Alasca. Analisando os relatos dos seus pacientes, ela fica intrigada com a incrível coincidência dos depoimentos: eles acordam por volta das duas e meia ou três horas da madrugada e são observados por uma misteriosa coruja. Curiosa, Abbey tenta investigar o que está acontecendo e descobre, através da hipnose, que essas pessoas estão sendo abduzidas por seres extraterrestres. E esses fatos podem ser uma resposta para a misteriosa morte de seu marido que estava investigando estranhos sumiços na região.
Intrigante e interessante trabalho de estréia de Olatunde Osunsanmi que tem como ponto forte a transição de documentário (mesmo que às vezes soe como programa investigativo feito pela televisão) com a ficção, particularmente nas cenas de hipnose no qual são exibidos vídeos verdadeiros e, ao mesmo tempo, a reconstituição produzida pelo filme. Utilizando imagens de arquivo produzido pela própria psicologa Abbey, as cenas realmente impressionam, fruto de um bom trabalho do montador. A fotografia com os seus tons frios, explorando o azul (afinal a estória se situa no Alasca) é bem feita, da mesma maneira que o som. Mas o seu grande defeito é a espalhafatosa trilha sonora que quebra o clima, no qual é usada de forma exagerada, fato comum em programas televisivos.
Baseado em fatos reais, o filme tenta analisar os mistérios que envolve a região, um lugar pequeno e distante no qual fenômenos estranhos e inexplicáveis acontecem deixando a autoridade pública (FBI) e estudiosos intrigados e perplexos. E agora o público também.

Nenhum comentário: