sábado, julho 10, 2010

Direito de Amar

Acordar sem perspectiva. Encarar mais um dia chato. Eis o dilema do professor George Falconer. Mas nesse dia, ele tem um propósito: se matar. Dar um fim na tristeza que se arrasta desde a súbita morte de seu companheiro. Diante desse objetivo, o seu dia se torna um mosaico de lembranças e de novidades. Essa é a contrapartida de Direito de Amar (título pavoroso), debut do design de moda Tom Ford na direção, que faz um bonito trabalho visual (ótimo design de produção), mostrando que leva jeito para a coisa, mesmo que peque pelo exagero das câmeras lentas, o cineasta mostra potencial pois o filme é recheado de belos movimentos e posicionamentos de câmera - o professor estacionando o carro bem em frente ao enorme cartaz de Psicose de Hitchcock; a cena em que Falconer chega a universidade, na qual a câmera mostra ele andando em direção contrária das outras pessoas a sua volta demonstrando que o personagem está indo contra a maré de vida que existe ao seu redor. A trilha sonora de Abel Korzeniowski é muito bonita, mas tenho que ressaltar que as vezes se torna enjoadinha. Mas o seu grande destaque vai para o elenco. Mesmo que o cast seja composto por gente bonita, produzida, é a dupla Colin Firth e Julianne Moore que faz show. Como professor Falconer, Firth brilha mostrando de forma contida toda dor e sufoco de um homem sem futuro, envolvido por memórias que não voltam mais. Um bonito retrato sobre o poder da perda, do vazio, mas tem uma crítica ao poder do tempo, pois com os anos, os nossos sonhos e ambições vão se desmoronando, como as brincadeiras da filha da vizinha aos lamentos de Falconer e sua amiga Charlotte (Julianne Moore).

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