domingo, julho 04, 2010

As Melhores Coisas do Mundo

Adolescência. 15 anos, hormônios a flor da pele, a obrigação de estudar, a falta de paciência em entender o mundo e a todos que estão ao redor, o senso de estar perdido num mundo grande o bastante para ser decifrado. Falando assim, até parece que estou me referindo aos filmes da Sofia Coppola, mas é o universo do novo trabalho da cineasta Laís Bodanzky. Mesmo que o seu trabalho não seja tão complexo ou profundo como os da cineasta americana, ela faz um bom trabalho sobre essa fase complicada e estranha. E diante dessa possibilidade, o filme acaba abordando temas atuais como o preconceito e o bullying, que nesse caso ganha força em conta da tecnologia vide a internet, blog, celulares. Outro tema abordado são as mudanças familiares, especialmente quando o pai pede divórcio por estar apaixonado por uma outra pessoa, que na realidade é um outro homem.
Tecnicamente o filme me fez lembrar, de forma sutil, o ótimo Requiem para o Sonho como a trilha sonora (mesmo que o filme use de forma graciosa canções dos Beatles) e a montagem, como nas cenas em que o personagem principal se sente isolado, nesse momento a velocidade da imagem é acelerada - confesso que nessas cenas me lembrei, de forma involuntária, do filme Atividade Paranormal, viajei geral.
Mas esse tipo de filme exige um ótimo elenco, e nesse quesito ele se sai surpreendente bem, em especial para Francisco Miguez e Denise Fraga (a cena em que os dois desabafam jogando ovos pela cozinha da parede é comovente), até mesmo o star teen Fiuk está bem.

Nenhum comentário: