segunda-feira, fevereiro 01, 2016

A Visita

(The Visit, EUA, 2015)
Direção: M. Night Shyamalan
Elenco: Olivia Dejonge, Ed Oxenbould, Deanna Dunagan, Peter McRobbie

Shyamalan é um exemplo de um atirador que tem em mãos uma arma de primeira, e uma pontaria de quinta categoria. Em A Visita o diretor tinha tudo para fazer pelo menos um filme interessante - porque não um filme de terror expondo o horror da deterioração do nosso corpo na chegada da terceira idade?
Enredo: para passar a lua de mel com o maridão, mãe despacha casal de filhos adolescentes para a casa dos avós que ela não vê a anos. Diante dessa situação, a filha mais velha vê a oportunidade de fazer um documentário sobre o primeiro contato deles com os pais de sua mãe. Mas a coitada acaba testemunhando um casal de velhinhos com atitude pra lá de bizarra.
Em seu retorno ao gênero que o consagrou, o suspense, Shyamalan pisa feio na bola por fazer personagens irritantes (especialmente a mãe dos garotos que parece uma boboca); o formato de documentário não faz o menor sentido e ainda prejudica no andamento da estoria; e por fim criou uma esperada reviravolta no seu final só pra dar adrenalina (o que achei desnecessário e ainda tirou o que o enredo tinha de potencial). O potencial que me refiro é que o filme expôs através dos olhos das crianças o horror de dois velhinhos, especialmente da avó, que sofrem de estranhas atitudes em virtude da sua idade. Para mim, o horror é testemunhar uma pessoa aparentemente querida mas que sofre de alguma doença como mal de Parkinson, Alzheimer. No decorrer da sua projeção, essa sensação veio a minha mente mas o diretor desperdiçou essa chance com um final pra lá de Super Cine.

Nenhum comentário: