segunda-feira, fevereiro 15, 2016

Oscar 2016

E foi dado a largada para o Oscar 2016, e nesta edição o que chamou a atenção foi que as escolhas extremamente conservadoras da Academia. A falta (pelo segundo ano consecutivo) de atores negros ou de outra etnia nas indicações foi o estopim para protestos, o que pode inflar comentários politizados na cerimônia - como aconteceu no ano passado. Vale lembrar que a Academia esnobou um dos favoritos para a categoria de melhor filme e direção, Carol, que expõe uma relação homoafetiva; e a ótima produção da Netflix para o cinema, Beast of No Nation, foi esquecido completamente. Uma pena. Já entre os indicados, o prêmio máximo é um enigma, pode dar obras tão distintas como A Grande Aposta, Spotlight: Segredos Revelados, O Regresso, e Mad Max: A Estrada da Fúria. No entanto a obra-prima do cineasta australiano tem tudo para ser o papa-Oscar desse ano.

BROOKLYN
Cria do Festival de Sundance que passou o ano inteiro na memória da crítica entre os melhores filmes do ano...e conseguiu. Com uma bela produção, o filme da Irlanda conquistou 03 indicações para o Oscar mas sairá de mãos vazias na entrega.







A GRANDE APOSTA
Uma comédia corrosiva que estreou com ótimas críticas no fim de 2015, e que aos poucos vem ganhando mais vibe a ponto de ter boas chances de levar o prêmio principal. Mas será que a Academia terá peito e ousadia para premiá-lo como melhor filme? Indicado a 05 Oscars, tem grandes chances de ganhar de melhor filme, roteiro adaptado, montagem e ator coadjuvante. (Christian Bale)

MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA
Desde que estreou no Festival de Cannes do ano passado, o novo Mad Max vinha colecionando elogios rasgados por parte da crítica e público com cenas de ação de cair o queixo. Mas a produção é muito mais que um mero filme de ação: roteiro engajado (e feminista); ótima produção; e uma aula de direção do eclético George Miller (As Bruxas de Eastwick, O Óleo de Lorenzo, Happy Feat: O Pinguim). Pena que esqueceram de indicar a vibrante trilha sonora e a bela atuação de Charlize Theron. Vá entender. Eis o filme que ganhará mais estatuetas na entrega. Será? Indicado a 10 Oscars, tem grandes chances de vencer nas categorias de direção, direção de arte, figurino, montagem, efeitos visuais, edição de som e mixagem de som.

PERDIDO EM MARTE
Representado os Blockbosters na categoria principal, o novo filme do Ridley Scott acabou se transformando em piada porque Hollywood quer porque quer premiá-lo (o filme é uma ficção científica mas ganhou o Globo de Ouro de melhor comédia???). Foi melhor assim, pois prefiro quando o diretor faz trabalhos mais soturnos. Indicado a 07 Oscars, o filme tem grandes chances de não ganhar nada.








PONTE DOS ESPIÕES
O que você acharia de assistir a um filme dirigido por Steven Spielberg e roteirizado pelos irmãos Coen? Diante desta inusitada união, A Ponte dos Espiões surpreende e mostra que o mago do cinema continua com mão boa para fazer um drama eletrizante. Indicado a 06 Oscars, provavelmente entrará no rol dos que vão sair de mãos abanando.



O QUARTO DE JACK
Representando o cinema independente, esta produção canadense vem colecionando elogios em conta do seu tema (maldade e esperança) e ao seu incrível elenco com destaque para a dupla Bria Larson e Jacob Tremblay. Indicado a 04 Oscars, é o favorito para o prêmio de melhor atriz (Bria Larson).








O REGRESSO
Será que a Academia premiará pelo segundo ano consecutivo o cineasta mexicano Iñarrito? Surpreendendo na bilheteria, e ótimas criticas, O Regresso tinha tudo para fazer bonito na entrega do Oscar mas o filme vem perdendo força no decorrer do tempo. Se Boyhood: Da Infância à Adolescência tivesse ganho no ano passado o prêmio de melhor filme, a estória seria diferente. Indicado a 12 Oscars é o favorito ao de melhor ator (Leonardo DiCaprio) e melhor fotografia.





SPORTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS
Eis o filme com cara e pinta para ser o grande vencedor da noite. No entanto, saiu de mãos vazias no Globo de Ouro e no Sindicato dos Produtores, sinal que a obra anda não conquistou de vez a indústria de Hollywood. Mas como este ano a edição está imprevisível, o filme pode ganhar a força necessária para triunfar na cerimônia. Indicado a 06 Oscars tem chances de ganhar melhor filme e roteiro original.

Nenhum comentário: