sábado, maio 01, 2021

Eu Me Importo

(I Care a Lot, EUA/Inglaterra, 2020)
Direção: J Blakeson
Elenco: Rosamund Pike, Eiza González, Dianne Wiest, Peter Dinklage.

Na pandemia da Covid-19, uma parte da sociedade não tem pudor em defender a economia e deixar a população - especialmente os vulneráveis como os idosos - em segundo plano...afinal todos vão morrer. Essa afirmativa tenebrosa e desumana reflete bem a comédia de humor negríssimo Eu Me Importo. E o seu humor politicamente incorreto já dá as caras pelo título irônico.
Aqui Marla Grayson é uma mulher ambiciosa ao extremo que decide buscar riqueza chefiando um sistema corrupto de curadoria de idosos. Os velhinhos mais indefesos são as vitimas preferenciais para que a "respeitada curadora" e cia se abdiquem dos seus bens e pertences. Mas os seus planos começam a ruir quando ela encontra a vitima perfeita mas perigosa: Jennifer Peterson.
O quarto filme do cineasta britânico J Blakeson é uma ótima e triste crítica a indústria da curadoria de idosos (algo que nunca passou pela minha cabeça), e também uma poderosa metáfora sobre a falta de humanidade que o Estado trata aos mais fracos (da crise econômica de 2008 a pandemia de Covid-19). No entanto, o filme vai além e na sua segunda parte foca no jogo de gato e rato entre a protagonista e uma organização criminosa. Neste ponto o público é pego torcendo para Marla mesmo que ela esteja longe de ser uma pessoa exemplar. Aliás, desde de A Garota Exemplar, a atriz Rosamund Pike se tornou especialista em personagens que adoramos odiar, e aqui ela dá um show. Mas o destaque vai para a sumida Dianne Wiest maravilhosa num papel atípico. 
Marla é uma anti-heroína que poderia muito bem representar um ícone feminista se não fosse a sua ambição desenfreada por dinheiro associado a um sistema em sua volta que a incentiva e que em determinados aspectos lhe é favorável, afinal dinheiro é tudo. Assim, Marla é uma mulher de seu tempo...tempo desumano e tenebroso. Eu Me Importo é uma comédia para rir e refletir sobre a busca de um tratamento justo e respeitável aos mais velhos.

Nenhum comentário: