domingo, outubro 10, 2021

No Ritmo do Coração

(CODA, EUA, 2021)
Direção: Siân Heder
Elenco: Emilia Jones, Marlee Matlim, Eugenio Derbez,Trou Kotsur.

Ruby é uma jovem adolescente e caçula de uma família de deficientes auditivos e a única que não apresenta deficiência o que a torna a interprete de sua família na vida pessoal e financeira (vivem da pesca). Prestativa com os seus deveres, Ruby decide arriscar em uma grande paixão até então desconhecida de todos: a música. E esse sonho gera conflitos em sua casa pois a sua família depende da caçula para sobreviver.
Mesmo ganhando um titulo sofrível aqui no Brasil (o original é CODA que tem dois significados: filho de pais surdos; e conclusão de uma composição musical) é um filme que vale a pena conferir pela gama de temas explorados. Aborda o preconceito com os deficientes que ainda são ridicularizados e até isolados. E mesmo que Ruby não seja deficiente ela sofre junto com a família tornando vitima constante de bulliyng na escola (e um certo distanciamento em casa por ser a única "normal"). O filme conversa também a respeito do sacrifício em nome da família pelo fato da protagonista estar sempre a disposição da família a ponto desta abusar e sufocar Ruby. E por fim, o filme defende a educação como um instrumento vital e importante para a realização profissional.
Com um roteiro e direção inspirado e correto de Siân Heder em seu segundo longa-metragem, o destaque fica com a montagem de Geraud Brisson que consegue costurar essa mistura de temas e deixar tudo fluido, orgânico. Mas a diretora tem boa visão para grandes momentos como a comovente cena em que mostra a apresentação da Ruby sob o ponto de vista dos pais surdos.
No Ritmo do Coração recorda muito o padrão Disney com o estilo leve - por isso que a diretora tentou distanciar essa visão com os vários palavrões mas a obra é comportada - mas isso não torna o filme menor. Esse ar de filme família se mistura com filme adolescente o que remente muito a John Hughes mas de uma maneira dócil e feminina, e também ganha pontos por não se resvalar ao melodrama. Uma obra delicada sobre sonhos e sacrifícios.

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