segunda-feira, janeiro 10, 2022

King Richard: Criando Campeãs

(EUA, 2021)
Direção: Reinaldo Marcus Green
Elenco: Will Smith, Aunjanue Ellis, Jon Bernthal, Tony Goldwyn

Richard Williams é um pai de família extremamente humilde que tem uma ideia ambiciosa: treinar as duas filhas gêmeas, Vênus e Serena, para estas se tornarem campeãs do tênis. O obstáculo: eles além de serem pobres, são negros. E tênis é um esporte elitista e majoritariamente para pessoas brancas. Mesmo diante dessa realidade ridícula, Richard não desiste da ideia mesmo que o seu planejamento estratégico seja totalmente incomum neste esporte.
Baseado na estória real das irmãs Williams, aqui a surpresa foca no pai das garotas, um homem tão focado na sua meta que toma decisões inesperadas. Mas o filme não cai na armadilha do pai abusivo. Pelo contrário, o filme de Marcus Green é bastante respeitoso com a figura de Richard Williams ao mostrar o seu lado de pai preocupado com a família mas de métodos não convencionais. Mas é importante esclarecer que as verdadeiras irmãs Williams produziram esse longa.
O grande destaque do filme é o elenco. Pra começar a ótima atuação de Aunjanue Ellis, uma atriz aparentemente desconhecida mas que imprime amorosidade e uma personalidade forte mas sem deixar se abater com a presença do marido. Mas o dono do filme é o astro Will Smith, que tem um charme, uma presença em cena que o público não consegue desgrudar os olhos.
Outro ponto importante é o tema do filme ao abordar que as oportunidades são desiguais. Afinal as irmãs Williams quebraram um tabu em um esporte tão segregacionista; que se tornaram um exemplo para todos ao focar nas dificuldades de entrar em um mundo tão competitivo e muitos vezes injusto, e de superar adversidades consideradas impossíveis.  
Mas o diretor não conseguiu mostrar com clareza e objetividade o funcionamento de uma partida de tênis - este esporte é realmente difícil de filmar. King Richard: Criando Campeãs não é um clássico mas desempenha bem o papel de entretenimento graças a uma edição eficaz da Pamela Martin, ao tema da superação de obstáculos, e principalmente a uma dupla de protagonistas que cativa o espectador.

Nenhum comentário: