domingo, julho 10, 2022

Um Herói

(Ghahreman, Irã/França, 2021)
Direção: Asghar Farhadi
Elenco: Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Fereshteh Sadre Orafaiy, Sarina Farhadi.

Preso por dívida financeira, Rahim ganha dois dias de liberdade. E nesse tempo, ele se reencontra com a família e decide procurar o responsável pela sua prisão para uma reconciliação com o objetivo de sair da penitenciária. Como o acusado é categórico ao exigir o pagamento da dívida, Rahim vê como solução uma bolsa contendo uma quantidade considerável de ouro que a sua namorada encontrou na rua. Mas ao invés de usar o ouro para se livrar da dívida; ele decide devolver essa carga para as autoridades públicas. Com este ato, ele se torna uma celebridade, um "herói" local. Mas as pontas soltas desse nobre gesto desencadeará em consequências nefastas para Rahim e de todos ao seu redor.
O diretor Asghar Farhadi é realmente um mestre em pegar um argumento aparentemente simples mas que o complementa com várias camadas que caminha para estradas imprevisíveis. Mesmo não sendo tão poderoso como A Separação (2011), Um Herói é um primor de filme, um suspense cruel e drama desconcertante para o seu protagonista. Aqui o conceito de "herói" é revisto em um mundo em que ações nobres é tão enaltecidos como gera um poço de suspeitas. Em cada ação humana existe uma desconfiança. Mas aqui o diretor foi cruel no destino do protagonista. Vítima de um golpe de um sócio, e preso pelo ex-sogro, Rahim é um jovem que ainda guarda um certo otimismo a vida. No entanto se torna vítima fácil de todos ao redor: da namorada que lhe botou em uma emboscada; ao diretor da penitenciária que lhe trata de acordo com as conveniências; o rancor do ex-sogro; e lida com a desconfiança de sua família. Aqui, o mundo é cruel e não lhe dar trégua. E o filme sabe traduzir essa crueza com muita firmeza. Sentimos junto com o protagonista que cada decisão tomada tornará uma onda destruidora no destino de Rahim. E aqui, o diretor critica as redes sociais por destruir vidas; das organizações sociais e do Estado que se preocupam mais com a busca da boa imagem do que a assistência de verdade.
Um Herói inicia com o protagonista subindo uma extensa escada em um local arqueológico até perder o fôlego. Ironicamente o público sentirá essa sensação no decorrer de toda a projeção do filme com as reviravoltas que só o diretor sabe executar.

Nenhum comentário: