sexta-feira, agosto 05, 2022

Elvis

(EUA/Austrália, 2022)
Direção: Baz Luhrmann
Elenco: Austin Botler, Tom Hanks, Olivia Delonge, Richard Roxburgh.

No sul dos Estados Unidos, um homem envolvido no entretenimento chamado coronel Tom Parker gerencia uma banda de música country. Um dia ele vê a apresentação de um grupo comandado por um jovem chamado Elvis Presley e Parker fica fascinado com o vocalista totalmente fora da caixa. Com um visual rebelde e um rebolado indecoroso, o jovem cantor leva o público feminino a histeria e o coronel vê nele a sua galinha de ovos de ouro. Em pouco tempo o jovem vira uma sensação mundial, e se torna rei de um gênero novo que mistura country e música negra: rock and roll. E com o passar do tempo a relação entre o astro e o seu empresário vai se deteriorando com a exploração financeira e psicológica que o coronel realiza sobre Elvis.
Após um hiato de quase dez anos, o australiano Baz Luhrmann retorna em grande estilo nesta biografia. Cores que explodem na tela de Mandy Walker, a montagem montanha-russa de Matt Villa e Jonathan Redmond que nunca deixa o ritmo cair em suas quase três horas de duração são um show. Curiosamente, este estilo faz com que a falta de profundidade dos dois personagens (o mocinho Elvis e o vilão coronel) não estrague o espetáculo. Outro ponto positivo: o repertório clássico de Elvis que aqui mescla o original com o som mais atual tornando tudo mais prazeroso. Mas se o diretor está totalmente a vontade na proa do espetáculo, é a atuação de um jovem ator Austin Botler como Elvis que rouba a cena. Mesmo que em alguns momentos ele se distancie da fisionomia do rei do rock; em outros momentos ficamos perdido quem é quem na tela (como na cena do especial de natal que vai ao ar). Isso é de arrepiar. E nos momentos dramáticos o ator salva o frágil roteiro. E só mesmo a figura singular do Elvis e sua música que quebrou barreiras raciais e culturais pra deixar tudo mais prazeroso. Uma boa surpresa.

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