segunda-feira, agosto 01, 2022

O Acontecimento

(L´Evénement, França, 2021)
Direção: Audrey Diwan
Elenco: Anamaria Vartolomei, Sandrine Bonnaire, Luàna Bajrami, Kacey Mottet Klein.

Na década de 1960, no interior da França, uma jovem universitária chamada Anne tem a sua rotina de estudos e namoros abalada por um inesperado acontecimento: uma gravidez não desejada. E jovens que engravidam tem a sua vida universitária interrompida pois a gravidez é um passaporte para dar adeus a carreira acadêmica e se tornar uma dona de casa, algo que Anne abomina. Com o objetivo de realizar aborto, Anne encontra obstáculos pois este procedimento é criminoso.
Com um tom mais documental, a cineasta francesa Audrey Diwan vai fundo na descida ao inferno de uma mulher que sente na pele a submissão masculina sob o seu corpo e seu futuro. Como uma espécie de O Conto da Aia da escritora Margaret Atwood em que no futuro a mulher é tratada como um objeto; Diwan não foi muito longe e mostra que a ficção cientifica nunca saiu da realidade na adaptação do famoso livro homônimo de Annie Ernaux. O tom seco, câmera na mão, trilha sonora sutil expõe com força o poder e a violência do patriarcado. E a atriz Anamaria Vartolomei expõe na sua interpretação toda a força, o desespero e a luta contra o tempo para impor sua vontade sobre o seu próprio corpo. E depois de assistir ao filme me veio uma indagação: se Anne pressionasse o cara que a engravidou para realizar o aborto, será que a protagonista teria tantos obstáculos para realizar este procedimento?
O Acontecimento é uma obra tensa, chocante de uma sociedade que teima em não evoluir, e de uma cultura que ainda não debateu um ato tão antigo como o aborto. E essa é a força e o poder que o filme reside ao abrir espaço para o diálogo sobre esse tema tão delicado e sempre atual.

Nenhum comentário: