quinta-feira, junho 01, 2023

Nada É Para Sempre

(A River Runs Throught It, EUA, 1992)
Direção: Robert Redford
Elenco: Craig Sheffer, Brad Pitt, Tom Skerritt, Emily Lloyd.

No início do século XX entre rios e floresta do estado da Montana nos Estados Unidos, vive uma família encabeçada por um rígido pastor e sua esposa amável e submissa. O núcleo restante é formado pelos irmãos Norman e Paul. Enquanto o primeiro é o mais velho e tem senso de responsabilidade; o mais novo é rebelde e impulsivo. Mas as diferenças não atrapalham a bela amizade entre os dois que conseguem se conectar através da arte da pescaria.
Com a linda fotografia de Philippe Rousselot, que ganhou merecidamente o Oscar, é o grande destaque da obra de Robert Redford que invoca o poder da natureza na vida dos homens. Aqui o pueril e o bucólico dão o tom ao filme que está longe de ser arrastado (boa montagem de Robert Estrin e Lynzee Klingman) e que foca na jornada dos dois irmãos. E o enredo não transforma os protagonistas em um duelo de personas ou uma competição familiar, e sim como elementos individuais que se complementam. A família e o sangue se juntam mas é o dom pescaria que torna tudo mais complexo. Redford consegue fazer lindas cenas das pescarias que facilmente dá para enquadrar em alguma moldura. O elenco é bom com destaque a um energético Brad Pitt que iniciava a sua escalada ao estrelado com este filme.
Nada É Para Sempre é um filme comercial mas com um viés contemplativo; as mudanças na narrativa acontece sem pressa e com delicadeza. Redford faz um bonito filme sobre o poder da natureza e a força da família.

Nenhum comentário: