quinta-feira, maio 25, 2023

Festival de Cannes 2023

 


Nos dias 16 a 27 de maio - como nas edições anteriores - iniciou o festival mais importante do mundo (além de charmoso), o Festival de Cannes. Presidido pelo cineasta sueco vencedor da Palma de Ouro 2022 Ruben Östlund. Nesta edição, a competição oficial pela Palma de Ouro foi acirrada com bons filmes. Assim, o premio máximo foi parar nas mãos de uma cineasta francesa, Justine Triet, que como a sua colega Julie Ducornau que ganhou dois anos atrás pelo perturbador Titane, o intrigante filme Anatomy of a Fall conta a estória de um crime em que a principal testemunha é uma criança cega. Um dado curioso foi que o cinema estadunidense saiu de mãos vazias (algo raro) na premiação. Os grandes destaques da competição foram: o britânico The Zone of the Interest de Jonathan Glazer que aborda uma família que vive ao lado de um campo de concentração na Alemanha da Segunda Guerra Mundial; o japonês Monster de Hirokazu Koreeda que conta a estória de uma cidade que vive o caos após uma "banal" briga de escola; o estadunidense May December de Todd Haynes exibe um casal que revive o pesadelo do passado com a chegada de uma atriz; o finlandês Falen Leaves de Aki Kaurismaki que mostra um casal tentando se conectar em uma noite em Helsinque; o estadunidense Asteroid City de Wes Anderson que conta a estória de uma pequena cidade que sedia um evento e coisas estranhas acontecem.

Já fora da competição, o destaque absoluto foi para a exibição do estadunidense Killers of the Flower Moon em que o mestre Martin Scorsese foi muito aplaudido ao se arriscar no gênero do western. A obra fala dos assassinatos em uma área indígena no início do século XX.O filme saiu de Cannes direto para a lista dos favoritos ao Oscar 2024.

E o cinema brasileiro fez bonito com Flor do Buriti de João Salaviza e Renée Nader Messora sobre a resistência de uma tribo indígena aos constantes ataques sofridos nos últimos 80 anos levou o prêmio de melhor equipe da mostra 'Um Certo Olhar'. E Kleber Mendonça Filho exibiu o documentário fora de competição Retratos Fantasmas sobre os cinemas de rua de Recife que recebeu com boas críticas na riviera francesa.

***

A lista dos vencedores do Festival de Cannes 2023:

Palma de Ouro: Anatomy of a Fall (França) de Justine Triet
Grande Prêmio do Júri: The Zone of Interest (Inglaterra) de Jonathan Glazer
Prêmio do Júri: Fallen Leaves (Finlândia) de Aki Kaurismaki 
Melhor Direção: Tran Anh Hung - La Passion de Dodin Bouffant (França)
Melhor Roteiro: Hirokazu Koreeda - Monster (Japão)
Melhor Atriz: Merve Dizdar - Anout By Grasses (Turquia)
Melhor Ator: Koji Yakusho - Perfect Days (Alemanha/Japão)
Câmera D´Or (melhor filme de estreia): Inside the Yellow Cocoon Shell (Vietnã) de Thien An Pham

Nenhum comentário: