quinta-feira, agosto 10, 2023

Atração Mortal

(Heathers, EUA, 1988)
Direção: Michael Lehmann
Elenco: Winona Ryder, Christian Slater, Shannen Doherty, Lisanne Falk.

Veronica é uma adolescente que entrou no grupo de garotas mais descolado (e maldoso) da escola. Ao aderir ao grupo, ela se sente mais emponderada e também mais desconectada em seu ambiente (escolar, familiar). Com  a chegada de um novo aluno em sua escola chamado J.D., Veronica sente uma imediata atração pela sua figura segura (e imprevisível) do rapaz. Mas essa nova relação, Veronica descobre que J. D. apresenta um comportamento atípico que fascina e repele.
Clássico cult dos anos de 1980 em que a indigesta combustão entre filme de adolescência e uma certa perversão acabou chamando atenção com o decorrer do tempo. Aqui o diretor Michael Lehman faz uma mistura maluca de As Patricinhas de Bervely Hills, Teorema e O Clube da Luta (como se isso fosse possível mas ao meu ver o cineasta conseguiu a façanha). Atração Mortal liquidifica o filme highschool americano dos anos de 1990 com um traço mais doentio em seu enredo expondo o pior do ser humano (já de cara quando começa a se tornar maduro). 
Aos olhos de hoje seria impensável uma obra dessas sendo realizada ao tocar em temas muitos sensíveis como a violência nas escolas - particularmente os atentados de alunos usando armas de fogo. E expondo de forma explícita a inconsequência dessa fase da vida. O humor do filme que na época soaria engraçado, cool mas hoje daria um sorriso tenso e nervoso em virtude das ações que a protagonista faz e a frieza de D. J.
Atração Mortal é uma obra perturbadora pois mostra que os jovens estão próximos de um ambiente que mistura bullying, violência, a busca pela identidade e a ausência total de responsáveis a formação de jovens. E no mundo atual de hoje em que as redes sociais também se transforma em uma arma mortífera, o filme é um ótimo exemplo de debater sobre responsabilidade social, e uma forma de diminuir a pressão sobre seres que ainda não amadureceram em relação ao futuro e as decisões da vida.

Nenhum comentário: