segunda-feira, janeiro 01, 2024

Pedágio

(Brasil, 2023)
Direção: Carolina Markowicz
Elenco: Maeve Jinkings, Kauan Alvarenga, Thomas Aquino, Aline Marta Maia.

Suellen é uma cobradora de pedágio em uma estrada que tem a sua vida virada do avesso quando o seu filho adolescente chamado Tiquinho publica vídeos na internet com perfomances que remetem as drag queens. Com a viralização dos vídeos em seu ambiente de trabalho, Suellen faz de tudo para que o filho pare com o comportamento a ponto de escutar os conselhos de uma colega sobre um curso de cura gay. Desesperada, ela entra em uma enrascada para poder matricular o filho no curso.
Pedágio é um raio-x de uma sociedade doente. De pessoas hipócritas que fazem questão de criticar, se intrometer na vida dos outros. E que usam a religião como escada para expor o que tem de pior de si mesmas. Mas quando elas próprias são flagradas em suas falhas tem como resposta: as pessoas não precisam saber de tudo. Ou seja, faço o que eu digo mas não faça o que eu faço.
Aqui a diretora Carolina Markowicz mistura o real, o cru - algo muito palpável na ótima fotografia de Luís Armando Arteaga - mas sem forçar a barra o que abre caminho para um certo senso de humor. E mesmo que ela tente fazer um filme mais comercial não é para todos os gostos. E também faltou um pulso mais forte na narrativa que causasse mais impacto ao público. Nesse aspecto acho isso uma falha da cineasta pois o tema da cura gay tem que ser mais debatido, exposto ao amplo público especialmente em um momento em que tentam anular legalmente o casamente gay e que leis anti-LGBT estão ganhando força dentro e fora do Brasil.
Mas o tom real da narrativa cai bem nas interpretações de Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga. Os dois atores reforçam o tom seco e naturalista na relação tempestuosa entre mãe e filho. Eles se amam mas o sentimento é uma mistura turbulenta de uma conexão que hora surge um carinho e em outros momentos da falta de empatia e diálogo. Assim, Pedágio se transforma num interessante estudo de personagem do papel da Maeve Jinkings. Aqui reforça a imagem de uma mulher conservadora que tem o seu ódio alimentado e amplificado por pessoas desprezíveis a sua volta e que estão longe de representa o melhor do seu humano. Algo que vimos bastante em um mundo cada vez mais polarizado em relação aos costumes. E também um mundo em que pautas como cura gay é bastante discutida e criticado (por isso ao meu ver que a diretora optou por um pastor estrangeiro).
Pedágio é uma reflexão sobre intolerância e descobertas - ao mesmo tempo - uma visão sobre uma sociedade que não perdoa o espírito livre das pessoas.

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