terça-feira, março 05, 2024

Pobres Criaturas

(Poor Things, Inglaterra/EUA, 2023)
Direção: Yorgos Lanthimos
Elenco: Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe, Ramy Youssef.

Um brilhante cientista ressuscita uma jovem grávida que acabara de cometer suicídio. Dr. Godwin é bem sucedido na experiência de deslocar o cérebro do feto para a cabeça da mãe. E assim nasce Bella, uma mulher atraente mas com um comportamento travesso de uma criança. E com um espírito contestador, ela ganha carta branca de seu "pai" - o Dr. Godwin - para viajar e conhecer o mundo antes de casar com o correto Dr. Max. E nessa jornada ela descobre os prazeres da carne com o advogado pilantra Duncan e as dificuldades da vida em cada canto do mundo.
O cineasta grego Yorgos Lanthimos descobriu um filão em Hollywood. Após fazer filmes indigestos e estranhos em que o ótimo Dente Canino é o ponto alto desta fase, o diretor grego apostou neste estilo em suas produções em língua inglesa. E esse casamento rendeu ótimos frutos. A ficção bizarra de O Lagosta; a deliciosa luta de poder e suas intrigas palacianas em A Favorita; e o intrigante terror simbólico de O Segredo do Cervo Sagrado. Em Pobres Criaturas, o diretor dobrou a aposta em uma produção de cair o queixo e descobriu uma musa para si: Emma Stone. Aqui o diretor brinca ao misturar os filmes de terror da Universal dos anos de 1930 com a visão distorcida do Expressionismo Alemão que caiu com uma luva nos enquadramentos inusitados do diretor.
A direção de arte e figurino são um deleite para os olhos ao imprimir um Século 19 futurista. A fotografia linda de Robin Ryan que explora bem a prisão de Bella em um preto e branco opressor, e em seguida a explosão de cores pastéis em sua jornada libertária. A trilha sonora totalmente singular de Jerskin Fendrix casa perfeitamente na proposta do filme que é de mostrar o desenvolvimento deste ser.
O elenco está fantástico em que Willem Dafoe e Emma Stone duelam na tela. Sob uma forte maquiagem, Dafoe evoca humanidade em um personagem carismático. Mas o filme é da Emma Stone que aqui sai da sua zona de conforto total e fica nua - literalmente - em uma personagem dificílima em que em mãos erradas seria um desastre completo. Uma atuação meticulosa e detalhista.
Pobres Criatiras é uma fabula adulta sobre liberdade ao brincar com os preceitos do clássico de Mary Shelley. Se em Frankenstein, a luta entre o criador e criatura é uma constante; na adaptação do livro de Alasdair Gray, o ceticismo científico fala mais alto o que prevalece o senso de experimentação. Ao ressuscitar, Bella ressurge com gosto de viver, provar um mundo de sensações (o sexo) e a dor da falta de humanidade dos homens. E nesse universo que mistura as novidades tecnológicas e o rigor social opressor, Lanthimos entrega uma inventiva e provocativa obra sobre a entrega ao prazer e liberdade. É um Mágico de Oz para adultos...mas sem o Totó.

Nenhum comentário: