sexta-feira, março 01, 2024

Segredos de um Escândalo

(May December, EUA, 2023)
Direção: Todd Haynes
Elenco: Natalie Portman, Julianne Moore, Charles Melton, Cory Michael Smith.

Elizabeth Berry é uma famosa atriz da televisão que a ser escalada para dar vida a uma personagem real - e polêmica - ela procura a própria pessoa a ser interpretada, a misteriosa Gracie como fonte de pesquisa. Assim, a  atriz vai se aproximando da vida dela, uma mulher que chocou a nação ao ter um caso com um adolescente de 13 anos. Ela tinha 36 anos na época. E vai fundo no estudo de personagem e fica fascinada com a dubiedade de Gracie mas também encontra pontas soltas na relação de Grace com Joe (agora na idade de 36 anos).
Confesso que ao sair da sessão de Segredos de um Escândalo fiquei pensativo. Admito que não estava preparado para as surpresas da narrativa do filme de Todd Haynes. Haynes é um cineasta conhecido pela competência em vagar em obras com cara de Hollywood dos anos de 1950 como Carol e Longe do Paraíso, e habilidade em dirigir filmes mais experimentais como Não Estou Lá e Veneno. Em Segredos de um Escândalo, ele dá uma nova guinada e posso dizer que aqui ele seria o clássico Persona de Ingmar Bergman dirigido pelo mestre Brian De Palma. Um dos pontos altos do filme é a deliciosa, dramática trilha sonora do brasileiro Marcelo Zarvos que executa um som de novela mexicana rasgada mas de forma sombria - lembrando saudosamente o ótimo parceiro do De Palma, Pino Donaggio. Na verdade a pedido do diretor, Zarvos usa a composição de Michel Legrand do clássico O Mensageiro de Joseph Losey.
Mas o filme não seria o mesmo sem o duelo de titãs entre Natalie Portman e Julianne Moore. Se Moore deita e rola em um papel zona de conforto, é Portman que surpreende ao dar vida a uma atriz que vai fundo ou até mesmo não mede esforços para atingir os seus objetivos. A atriz (a personagem) aos poucos vai absorvendo a natureza enigmática e confusa de Gracie. E no meio do tiroteio tem a revelação Charles Melton, que expõe um homem que aos poucos vai criando consciência sobre a sua relação com a esposa, uma mulher instável e muito manipuladora. 
Segredos de um Escândalo é um trabalho maduro sobre a arte, a dubiedade da realidade, e a consciência dos fatos. Não é um trabalho convencional mas se o público for apto a embarcar na jornada pode se surpreender pela visão humana de duas mulheres tão diferentes mas que se completam, que apresenta uma certa conexão que pode desestabilizar o que está em volta.

Nenhum comentário: