domingo, março 10, 2024

Vidas Passadas

(Past Lives, EUA/Coréia do Sul, 2023)
Direção: Celine Song
Elenco: Greta Lee, Tee Voo, John Magaro, Jojo T. Gibbs.

Há 24 anos atrás os pré-adolescentes Hae e Na se conhecem na escola e sentem uma conexão. No entanto, Na se mudará da Coréia do Sul para o Canadá e esse laço parece se perder. 12 anos se passaram - e graças à internet - eles voltam a conversar e a ligação continua acessa mesmo que Na - que agora se chama Nora - mora em Nova Iorque, e Hae continue em Seul. A atração é tão imediata que deixa Nora confusa com os seus sentimentos (e ambições) a ponto de pedir "um tempo" entre eles. E nos dias atuais, Hae decide ir a Nova Iorque para reencontrá-la mesmo sabendo que ela casou com um escritor americano.
Seul, Nova Iorque. 24 anos atrás. 12 anos atrás. Hoje. Calmamente, o tempo e o espaço mudam, passam. Mas o sentimento continua acesso. Assim, o primeiro filme de Celine Song surpreende ao imprimir uma carga intimista e uma segurança linda e devastadora sobre o poder do amor, a força do tempo usando a filosofia oriental como ponto de partida para uma obra de teor biográfico. É inevitável comparar Vidas Passadas a grande obra da Sofia Copolla - Encontros e Desencontros - pela visão feminina, sensível sobre os desdobramentos do destino. Cada escolha, cada ação gera uma sequência e o casal Hae e Noras ficam a mercê das circunstâncias mas a conexão nunca cede.
Totalmente focado nos três atores - e falado quase inteiramente em coreano - o trio esbanja sensibilidade com destaque para Greta Lee que ilumina a tela ao expor a força e a vulnerabilidade de Nora em suas decisões um pouco questionáveis mas humanas. Tee Voo mostra sensibilidade e sabe mostrar desapontamento que leva ao não desistir dessa paixão não consumada. Quando finalmente os dois dividem a tela juntos é nítido a conexão. E o ótimo John Magaro não cai na armadilha de virar vilão e bota pra fora todas as suas inseguranças (com civilidade) da ameaça que Hae possa representar em seu casamento.
Como diria Nora: quando casamos nos conectamos com alguém especial que sempre reencontraremos em várias reencarnações. Vidas Passadas simboliza como o destino e as nossas ações dão uma rasteira e ampliam o leque da tal cara metade (nesta vida não deu certo com o Hae; a escolha caiu para o Arthur). E tudo de uma forma delicada, sensível e humana. Uma grata e linda surpresa.

Nenhum comentário: