sexta-feira, junho 08, 2007

Short Cuts - Cenas da Vida

O filme “Short Cuts – Cenas da Vida” conta a estória do cotidiano comum de várias pessoas, de camadas sociais diferentes, que vivem em uma Los Angeles que esta prestes a ser invadida por uma praga de moscas: o médico que tem ciúme de sua esposa; o policial casado que tem um caso com uma mulher recém-divorciada de um piloto; a falta de comunicação entre mãe cantora e filha violonista; três pescadores encontram um corpo num rio; a relação entre o limpador de piscinas e sua esposa que trabalha no tele-sexo; o casal que cuida da casa do vizinho; a relação de uma garçonete e o seu companheiro preguiçoso; o casal que sofre com o inusitado atropelamento de seu filho.

Vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza 1993, e indicado ao Oscar de melhor direção, Short Cuts é considerado o ultimo grande filme do mestre americano Robert Altman. Extremamente realista, mas puxado para o humor negro e a amargura, Altman registra o cotidiano típico dos subúrbios de Los Angeles com uma precisão cirúrgica, mostrando vidas tão comuns que podem ser encontradas em qualquer grande metrópole do planeta. Mas vale ressaltar que por ser uma obra de Altman, pode incomodar aos mais tradicionais, já que o americano é econômico nos movimentos de câmera, e exibe os seus personagens de forma realista, fria e crítica. E Short Cuts é isso, puro voyagerismo.
Obs: para quem assistiu e adorou Magnólia, é inevitável fazer comparações com Short Cuts. Especialmente o seu final. Mas eu prefiro Magnólia, por causa de sua ousadia, energia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu também prefiro "Magnólia", aliás acho o Paul Thomas Anderson o melhor seguidor do estilo do Robert Altman. Contudo, também considero "Short Cuts" um filme excepcional, um dos melhores da década de 90 e sem dúvida o melhor do diretor (o melhor é a Julianne Moore maravilhosa em ambos).