terça-feira, janeiro 05, 2010

Entre Os Muros da Escola

François é um professor de francês que trabalha numa escola situada na periferia de Paris onde vivem pessoas das mais diversas nacionalidades e culturas. Naturalmente, essa realidade é refletida nas salas de aula onde François atua demonstrando os desafios que é praticar docência num mundo multicultural atual.


Assistir ao Entre Os Muro da Escola foi uma experiência interessante para mim pois estou no ramo da docência a pouco tempo e me identifiquei bastante com o personagem/pessoa François (que é professor de verdade), pois já tive e tenho turmas parecidas com a que foi retratada no filme e essa realidade, ambiente não é fácil, é preciso grandes doses de paciência, empenho, criatividade e saber lidar com as diferenças que existem numa sala de aula.
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2008, merecidamente, o diretor Laurent Cantet fez uma obra corajosa, sem cair no piegas bem ao estilo neo-realismo italiano que ilustra bem a vida estressante de um professor que além de educar, tem que entender que mundo (os alunos) é esse que está em sua volta.

Nenhum comentário: