
Também intitulado como A Salvo (o seu título original é Safe), Mal do Século é um trabalho impressionante de Todd Haynes no qual considero o seu melhor filme. Com uma concepção visual incrível, o diretor utiliza imagens estáticas que exploram com precisão cirúrgica o plano de fundo dos cenários internos e externos a ponto de transformar Julianne Moore (ótima) como uma formiga perdida no cenário, uma completa alusão ao vazio existencial de Carol a um mundo que valoriza a riqueza, o materialismo, consumismo, mas também a falta de perspectiva - afinal, ela é uma dondoca que está mais preocupada em manter a casa a mais linda possível. Como de hábito, Haynes soube conduzir a parte técnica como a bonita fotografia, a montagem é bem-feita (a cena em que Carol está passando mal enquanto dirige o carro é extremamente sufocante) e a interessante trilha sonora que lembra demais Mulholland Drive - Cidade dos Sonhos (que também se passa em Los Angeles). Enfim, é um filme que tem um vigor e uma estória que cria vários pontos de vistas (bem ao estilo do diretor), que para mim é uma jornada de uma mulher que agrada mais aos outros a ponto de deixar um doloroso oco dentro de si mesma.
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