segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Oscar 2010

Começa a temporada do Oscar 2010. E nesse ano a Academia inovou introduzindo novas regras como a forma de votação e o aumento dos indicados para melhor filme, que pulou de 05 para 10 indicados, um reflexo das críticas obtidas no ano passado - que convenhamos foi justo, afinal deixar Batman - O Cavaleiro das Trevas e Wall-E da indicação máxima foi um erro grosseiro.


Amor Sem Escalas

No fim do ano passado, o novo filme de Jason Reitman, o mesmo do subemestimado Juno, era o grande favorito ao prêmio máximo, mas com o passar do tempo perdeu força mesmo com um ótimo trabalho de elenco e pelo seu tema super atual, a crise econômica que os EUA se encontra, destaque para Vera Farmiga. Indicado para 06 Oscars e deve ganhar o de roteiro adaptado.



Avatar

A sensação do momento, a maior bilheteria de todos os tempos...ufa! Cameron tem a força, mesmo que o filme seja redondo demais, tem grandes chances de ser o grande vitorioso da noite, papando todos os prêmios no qual foi indicado, na parte técnica o filme realmente merece, a exceção seria a montagem (convencional), trilha sonora (comum) e direção de arte (é raro ficção ganhar nessa categoria). Indicado para 9 Oscars, deverá ganhar a de som, edição de som, mixagem de som e efeitos especiais.

Bastardos Inglórios

Com 8 merecidas indicações - deveria ter recebido mais - Tarantino fez um filmaço brincando com um tema que a Academia adora, Segunda Guerra Mundial, resultando em um trabalho fantástico de roteiro, cheio de tensão e a ótima atuação do alemão Christoph Waltz. Por conta disso, Tarantino e Waltz já podem fazer os seus discursos de agradecimento. Mas se justiça fosse feita, a sua montagem deveria ser reconhecida, afinal é a mesma de Pulp Fiction e Kill Bill. Precisa dizer mais alguma coisa?

Distrito 9

A grande ficção científica do ano (Avatar?? Fala sério!) misturada com documentário, a produção sul africana faz uma bela parábola sobre racismo e preconceito. Indicado para 05 Oscars e deverá sair de mãos abanando.




Educação

Queridinha da crítica especializada, a obra independente inglesa chama atenção pela delicadeza e a ótima atuação de Carey Mulligan, porém tem poucas chances de ganhar. Mas os críticos estão na torcida. Indicado para 03 Oscars, o filme deve tem poucas chances de ganhar algum prêmio.




Guerra ao Terror

As 9 indicações (empatado com Avatar) que recebeu foi um gesto que a Academia gostou e muito do trabalho de Kathryn Bigelow, considerado o melhor filme sobre a Guerra do Iraque, um tema ainda quente e atual. Vendedor dos prêmios do sindicato de produção e direção do ano, dá a entender que o filme pode ser o grande vencedor da noite, o que seria uma grande surpresa, afinal Hollywood é indústria e Avatar é a sua representação máxima. Mas Guerra ao Terror é o grande favorito para o Oscar de direção, a primeira para uma diretora, um fato que lhe dá grandes beneficios, também tem chances de ganhar o Oscar na categoria de roteiro original, montagem e fotografia.

Um Homem Sério

Novo filme dos irmãos Coen, que entrou na parada em conta das críticas que a Academia recebeu por ter ignorado totalmente o trabalho anterior deles, Queime Depois de Ler. Indicado para 02 Oscars e as chances de levar algum prêmio sao mínimas.



Preciosa

Desde que foi exibida no festival de Sundance, essa produção arrancou aplausos diante de uma estória que é a cara dos melodramas de Douglas Kirk, no qual todo o seu peso se cai na ótima atuação de Gabourey Sibide e Mo´Nique, favorita ao Oscar de atriz coadjuvante. Indicado para 06 Oscars.




Um Sonho Possível

A maior surpresa da lista de indicados, vem sendo duramente criticada pelo trabalho totalmente convencional (tá longe de ser um excelente trabalho), mas que só serviu para demonstrar como a indústria gosta de Sandra Bullock, que deverá ganhar o Oscar de atriz, na qual muitos dizem que nem é lá essas coisas...vai entender! Indicado para 02 Oscars.



Up - Altas Aventuras

Ótimo desenho animado da Pixar, finalmente recebeu a indicação máxima, e mesmo que seja considerado menor, mas que diante dos seus concorrentes, o filme de Pete Docter, Bob Peterson não faz feio. Indicado para 06 Oscars e deve ganhar o de melhor filme de animação e justiça seja feita, a linda trilha sonora composta por Michael Giacchino.

Um comentário:

samdrad disse...

eu tbm fiquei chocado com o malabarista.kkk