segunda-feira, fevereiro 15, 2010
Oscar 2010
domingo, fevereiro 14, 2010
Destaques nos cinemas

(Up in the Air, EUA, 2009) de Jason Reitman
Drama. Funcionário responsável em "remanejamento de pessoal", ou seja, demitir sem traumatizar o empregado, só tem olhos em aumentar as suas milhas aéreas.

(Invictus, EUA, 2009) de Clint Eastwood
Drama. O presidente da África do Sul, Nelson Mandela, percebe que pode contornar os conflitos sociais do seu país em conta da campanhia do seu time de rugbi na copa do mundo.

(The Hurt Locker, EUA, 2008) de Kathryn Bigelow
Drama. Militar americano especialista em desarmar bombas vive o inferno de sua profissão na Guerra do Iraque contra os ataques de extremista da região.

(Das weiße Band, Áustria, Alemanha, França, Itália, 2009) de Michael Haneke
Drama. Acontecimentos bizarros acontecem num vilarejo do interior da Alemanha em 1914 na qual os filhos dos habitantes são as maiores vítimas.

(An Education, Inglaterra, 2009) de Lone Scherfig
Drama. Adolescente em uma fase decisiva em sua vida fica dividida entre a carreira acadêmica ou jogar tudo para o alto para se envolver com um homem mais velho.

(The Messenger, EUA, 2009) de Oren Moverman
Drama. Ferido e traumatizado pela guerra, soldado americano volta para o seu país mas ganha uma nova função no serviço militar: comunicar as mortes dos soldados para os seus familiares.
sábado, fevereiro 13, 2010
Lançamentos em DVD/Blu-Ray

(Public Enemy, EUA, 2009) de Michael Mann
Drama. Agente do FBI tenta capturar um gângster que virou celebridade pela população de Chicago no auge da depressão americana.

(Porcile, Italia/França, 1969) de Pier Paolo Pasolini
Drama. Duas estórias: na idade média, um homem come tudo que vê pela frente; e na atualidade, filho de um industrial decide viver com os porcos.

(Veronika Decides To Die, EUA, 2009) de Emily Young
Drama. Após uma tentativa de suícidio, mulher descobre que tem uma doença que lhe dá pouco tempo de vida.

(EUA, 2009) de J. J. Abrams
Ficção científica. Capitão Kirk e cia se lançam na sua primeira aventura intergaláctica e enfrentam os romulanos que querem vingar dos terráqueos.

(The Children´s Hour, EUA, 1961) de William Wyler
Drama. Duas professoras que trabalham num colégio para meninas são acusadas por uma aluna de manter uma relação que vai além de amizade.
quarta-feira, fevereiro 10, 2010
Mal do Século

Também intitulado como A Salvo (o seu título original é Safe), Mal do Século é um trabalho impressionante de Todd Haynes no qual considero o seu melhor filme. Com uma concepção visual incrível, o diretor utiliza imagens estáticas que exploram com precisão cirúrgica o plano de fundo dos cenários internos e externos a ponto de transformar Julianne Moore (ótima) como uma formiga perdida no cenário, uma completa alusão ao vazio existencial de Carol a um mundo que valoriza a riqueza, o materialismo, consumismo, mas também a falta de perspectiva - afinal, ela é uma dondoca que está mais preocupada em manter a casa a mais linda possível. Como de hábito, Haynes soube conduzir a parte técnica como a bonita fotografia, a montagem é bem-feita (a cena em que Carol está passando mal enquanto dirige o carro é extremamente sufocante) e a interessante trilha sonora que lembra demais Mulholland Drive - Cidade dos Sonhos (que também se passa em Los Angeles). Enfim, é um filme que tem um vigor e uma estória que cria vários pontos de vistas (bem ao estilo do diretor), que para mim é uma jornada de uma mulher que agrada mais aos outros a ponto de deixar um doloroso oco dentro de si mesma.
segunda-feira, fevereiro 08, 2010
Sherlock Holmes


sexta-feira, fevereiro 05, 2010
The Rock Horror Picture Show


Uma verdadeira viagem, The Rock Horror Picture Show é um produto do seu tempo (1975), o auge do glam rock, mas que hoje está datado pelo seu ritmo irregular, e olha que às vezes o filme recorda, e muito, Moulin Rouge – Amor em Vermelho e os trabalhos de Tim Burton como O Estranho Mundo de Jack. Mas mesmo assim, vale a pena ver, rever e ouvir “Science Fiction/Double Feature” (a música da abertura) e “Sweet Transvestite”, e o trabalho fenomenal de Curry.