domingo, fevereiro 20, 2011

Oscar 2011

E finalmente sai os indicados ao Oscar 2011 e a Academia fez uma lista bacana e eclética na edição atual. Tem faroeste, comédia independente, comédia inglesa, suspense, animação, ficção. Enfim, tem de tudo um pouco, mas algumas injustiças aconteceram como a outra esnobada para Christopher Nolan pela direção de A Origem, além da sua ótima montagem; a trilha sonora de Tron - O legado; Andrew Garfield como ator coadjuvante por A Rede social; e a ausência completa de Scott Pilgrim Contra o Mundo. Mas nesse ano a briga vai ser boa entre A Rede Social e O Discurso do Rei. Quem vencerá (meu momento Mãe Diná rsrsrs)?

BRAVURA INDÔMITA
Os irmãos Coen estão com tudo no Oscar. Indicados no ano passado por Um Homem Sério, a sua versão faroeste chamou atenção não só da crítica como o do público (a maior bilheteria da dupla) e surpreendeu a todos com as 10 indicações conquistadas, mas o filme merece, além de bonito, é uma das obras mais acessíveis da dupla. Dessa maneira deve ganhar a de melhor fotografia (Roger Deakins).


127 HORAS
O novo filme de Danny Boyle (Quem Quer Ser Milionário?) retrata o desespero de um homem que se encontra preso num canyon e tenta correr contra o tempo para sobreviver - além de tomar uma atitude extremada e corajosa. Com 06 indicações, dificilmente o filme ganhará algo, mas com a ausência de A Origem e Bravura Indômita na categoria de montagem pode fortalecer a premiação de Jon Harris.

CISNE NEGRO
A descida do inferno de uma bailarina perfeccionista comoveu a crítica em que o diretor Darren Aronofsky volta ao estilo que o consagrou como o visceral Réquiem para o Sonho, mas com pinceladas de terror psicológico que bebe de fontes como Polanski, Cronenberg e Lynch. Precisa dizer mais uma coisa para informar que é um filmaço? Com 5 indicações, deve ganhar a de melhor atriz para Natalie Portman.



O DISCURSO DO REI
O atual favorito para ganhar o prêmio principal é um exercício de um cinema correto, classudo, do jeito que os ingleses sabem fazer. Ao contar a incrível estória de superação de um monarca, o filme é um primor visualmente e conta com um trio de tirar o fõlego, com destaque para a atuação de Colin Firth, cada vez melhor. Com 12 indicações, deverá ganhar, além de melhor filme, também a de direção (Tom Hooper), ator (Colin Firth), direção de arte (Eve Steward e Judy Farr).


INVERNO DA ALMA
Representante do cinema indie americano, é a típica obra que com o passar de 2010 foi abocanhando mais barulho ao mostrar uma América decadente, suja, selvagem, sem regras. Com um enredo pesado e ainda por cima aborda a via crucis de uma adolescente, chama atenção pelo ótimo elenco particularmente pela atuação de Jennifer Lawrence que atua com uma garra e sensibilidade impressionante. Com 04 indicações, tem poucas chances de levar algum prêmio.

MINHAS MÃES E MEU PAI
Outra obra do cinema independemte americano que foi conquistando a todos com o passar do ano chama a atenção por mostrar as novas mudanças nas estruturas familiares através de um bom casamento entre o drama e o humor valorizado pelo ótimo trio representado pela Annette Bening, Juliane Moore e Mark Ruffalo. Com 04 indicações, o filme tem uma real possibilidade de melhor atriz para Annette Benning, mas Portman está forte. Dessa maneira, é provavel que o filme saia de mãos abanando.

A ORIGEM
O grande injustiçado da lista. Mesmo com 08 indicações, o filme foi esquecido justamente nas categorias que era considerado o favorito, melhor diretor e montagem. Mais uma vez deixado de fora, o diretor inglês Christopher Nolan faz um filmaço original, intrigante com um enredo pra lá de surreal e que conquistou o público com uma ótima bilheteria. Deve ganhar de melhor roteiro original (Christopher Nolan), trilha sonora (Hans Zimmer), efeitos visuais (Paul Franklin, Chris Corbould, Andrew Lockley e Peter Bebb), mixagem de som (Lora Hirschberg, Gary A. Rizzo e Ed Novick) e edição de som (Richard King).


A REDE SOCIAL
O antigo favorito ao Oscar de melhor filme e direção, o filme mais maduro de David Fincher é uma obra atualíssima que fala de ética e poder da midia e faz um retrato da juventude atual. Pena que não fez a cabeça do público por ser bastante verborrágico e com uma montagem enxuta - traduzindo: o filme é bastante teatral. Com 08 indicações, deve ganhar a de melhor roteiro adaptado (Aaron Sorkin) e montagem (Kirk Baxter e Angus Wall).

TOY STORY 3
Ainda não assisti a todos os indicados, mas será uma baita surpresa que os outros nove indicados me faça mudar de ideia de que o desenho da Pixar não é o filme do ano. Se justiça fosse feita, Toy Story 3 levaria o prêmio máximo com essa linda e comovente estória. Com 05 indicações, levará o prêmio de melhor animação (a barbada do ano) e canção (We Belong Together - vou ser sincero, isso é um chute mas tô na torcida que o filme ganhe mais de 1 Oscar).





O VENCEDOR
A estória se passa no mundo do boxe o que já é indicativo de que o filme chamará a atenção da Academia. Mas o seu sensível roteiro vai além desse ambiente e explora as relações humanas e familiares em que um homem humilde tenta dar um basta ao controle exercido pelo seu irmão e sua mãe. Não é de estranhar que o seu ponto alto é o elenco em sintonia perfeita. Com 07 indicações, ganhará nas categorias coadjuvantes, Christian Bale para ator e Melissa Leo como atriz.

Um comentário:

Kamila disse...

Falta assistir a dois filmes indicados ao Oscar 2011: 127 Horas e Inverno da Alma. Dos que vi, até agora, meu favorito é "Cisne Negro", mas o prêmio deve ficar com "A Rede Social" ou "O Discurso do Rei".