sábado, janeiro 05, 2008

Maria Antonieta

O filme “Maria Antonieta” conta a estória real da princesa da Áustria, Maria Antonieta, que no século XVIII tem o seu destino traçado para casar, aos 14 anos, com o futuro rei da França, Luis XIV. Mas o início desse casamento não é nada fácil, pois o príncipe não quer “consumir” de verdade essa relação. Resumindo: ele não transa. Por esse fato, Maria é pressionada para que Luis transe com ela, com o objetivo de gerar futuros herdeiros na corte francesa; pois o casamento poderá ser anulado. Com esse abacaxi nas mãos, a válvula de escape de Maria é no consumo exagerado de roupas e festas; como toda a adolescente comum. Enquanto isso, as contas do estado francês entram no “vermelho” – deixando a situação da população a revelia.

Fascinante trabalho da cineasta Sofia Coppola que faz um filme visualmente perfeito. E mais: brinca com o gênero de filmes de história ao misturar rock com música clássica, dando um ar de frescor e juventude a obra.
Se na história da humanidade, Maria Antonieta era uma mulher fútil, que virou o estopim para a Revolução Francesa – Sofia humaniza ao máximo essa persona; mostrando uma garota que foi jogada a um mundo em que limites é uma palavra que não existe no seu universo. E que como qualquer adolescente o importante é consumir, comer, beber, ir as festas... enfim se divertir. O grande achado da diretora foi transformar a corte numa espécie de escola do ginásio; cheia de regras, etiquetas, e de pessoas que formam castas diferentes. Maria é a patricinha perfeita. Ousado e interessante.

Nenhum comentário: