sexta-feira, janeiro 04, 2008

Não Por Acaso

O filme “Não Por Acaso” conta a estória de dois homens que compartilham uma mesma obsessão: o controle. Mas as suas vidas viram de cabeça pra baixo quando um acidente fatal ocorre, vitimando as amadas dos dois personagens. Ênio, que é um controlador de tráfego urbano de São Paulo, conhece e começa a conviver com a sua filha, o seu único elo com a mulher que ele sempre amou, mas que morreu no acidente. Já Pedro, dono de uma fabrica caseira de mesas de sinuca – e jogador de sinuca profissional – perde a sua namorada no acidente; mas depois começa a ter um novo relacionamento com a inquilina que comprou um apartamento que antes pertencia a sua falecida namorada.

Estiloso trabalho do diretor Philippe Barcisnki, que em seu debut, faz um excelente trabalho visual (clara inspiração do diretor americano David Fincher, particularmente na abertura, que é a cara da introdução do filme O Quarto do Pânico). Mas o diretor fez a opção acertada, pois o seu enredo é simples – ele precisava de uma carta na manga para transformar uma estória banal em uma experiência interessante. E ele conseguiu com folga por causa do ótimo elenco; bela fotografia e montagem (que mostra com carinho uma metrópole abarrotada de prédios, concreto); e uma trilha sonora interessante.
No fundo, o diretor faz uma bela homenagem à cidade de São Paulo – uma cidade perdida, descontrolada, em seus arranha-céus caóticos.

Nenhum comentário: